segunda-feira, 7 de abril de 2014

Devolo entra na domótica em 2015

A Devolo apresentou recentemente em Lisboa o seu roadmap para os próximos tempos. A sessão ficou marcada pelo anúncio de um novo produto que se adivinha ser altamente apetecível... mas que só estará disponível a partir de 2015. O Luis Costa esteve lá para nos contar como foi.



A Devolo é uma marca incontornável quando se fala de produtos powerline, e a marca esteve em Lisboa para nos falar daquilo que está a preparar para o futuro.

Após uma retrospectiva sobre a empresa e os seus produtos, Florian Szigat (PR manager para a Europa), apresentou a estratégia para os próximos anos. Há mais marcas a apostar no powerline, o que demonstra a importância desta tecnologia. É dada mais atenção a este produto, onde mais de 50% dos equipamentos vendidos tem suporte para wifi.


A aposta agora passa por utilizar o cabo de terra (quando disponível) para melhorar a qualidade do sinal, através da diminuição do ruído. Esta tecnologia da Devolo é denominada de Range+. A utilização do cabo de terra levantou muitos problemas à equipa de desenvolvimento, pois o chipset utilizado não convivia bem com as variações de ruído na rede eléctrica. Foi necessário desenvolver uma tecnologia capaz de lidar com este problema, a qual aguarda pela finalização do registo da patente.

O novo software vem também melhorar a compatibilidade com equipamentos de outras marcas, facto digno de registo, e que será naturalmente alvo de teste logo que possível.

Vão ser apresentados dois novos produtos até final do ano : powerline gigabit, e um outro produto com o mesmo chipset, limitado a 100Mbits, e por isso mesmo mais barato. Ambos utilizam a tecnologia Range+.


Os adaptadores 650+ para além de fornecerem melhores velocidades entre si, conseguem melhorar a performance dos modelos mais antigos, facto que a marca curiosamente ainda não conseguiu explicar. ;)



Mas para 2015, a grande aposta será numa nova gama de produtos denominada Home Control, com foco na segurança, energia e conforto.

Os novos projectos estão ligados a uma utilização inteligente da electricidade e ao controlo de equipamentos domésticos. A Devolo deu como exemplo a possibilidade de um frigorífico comunicar com um painel solar que produza energia, de forma a poder utilizar alturas com maior exposição solar para arrefecer a temperatura no seu interior.

O sistema de controlo para as habitações está previsto para 2015 e permitirá através do powerline interligar diversos equipamentos para a automatização de processos. A Devolo vai utilizar o protocolo Z-Wave, pelo que está garantida a compatibilidade com outros equipamentos que façam uso desta tecnologia.

São sem dúvida excelentes notícias, especialmente para todos aqueles que se interessam por automação e domótica. Estará a Devolo à altura deste desafio? Resta-nos aguardar pelo início de 2015 (ou pela IFA, em Setembro deste ano) para sabermos que mais surpresas a empresa nos tem reservadas!

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails