quinta-feira, 6 de março de 2014

CamioCam - Transforma qualquer câmara ou smartphone num sistema de videovigilância na cloud


Hoje em dia temos tecnologia a preços acessíveis por todo o lado, e é lógico que mais tarde ou mais cedo se sinta o desejo de a usar para manter as nossas casas em segurança. As câmaras de vigilância são algo que outrora estava reservado apenas para quem tivesse muito dinheiro, mas que hoje em dia podem ser compradas por qualquer pessoas por algumas dezenas de euros, ou até utilizando um smartphone velho para o efeito. Este CamioCam é um serviço que pretende resolver tudo aquilo que normalmente desmotiva os utilizadores após este passo inicial.


Como em muitos outros projectos e ideias, a maioria das pessoas que procura uma solução económica para ver o que se passa à porta de sua casa lembrar-se-á que tem uma câmara IP, webcam, ou smartphone a que não está a dar uso, e de que não deverá ser muito difícil usá-la para o efeito. O problema é que logo depois começam a surgir os "problemas". Onde é que vou guardar as imagens de vídeo para ter um histórico? Como é que recebo notificações em caso de haver movimento em determinadas partes da imagem, mas ignorando outras? Vou ter que manter um PC ligado 24h por dia para isto? Como acedo remotamente ao sistema para poder ver a partir de qualquer lado?

Tudo perguntas com resposta, mas que nem sempre são de compreensão/implementação fácil por quem não se sentir muito à vontade com routers e portas e DNS e afins... Com este CamioCam, tudo se torna bem mais fácil.

Basicamente, a única coisa que é necessário fazer é ligar-se a câmara a este serviço online, usando uma câmara IP, qualquer computador - usando apenas o browser - ou uma app no caso de ser um smartphone ou tablet; e... já está. Tudo é feito e tratado por eles, e sem mais chatices podem ter acesso às imagens a partir de qualquer browser em qualquer parte do mundo, receber avisos em caso de movimento nos vossos smartphones, definir diferentes permissões para quem pode ter acesso às imagens, etc. Ou seja, todo o tipo de coisas que daria "trabalho" a fazer passa a estar automaticamente tratado,

... Como em tudo, há um pequeno senão: o serviço é gratuito apenas para uma câmara. Se quiserem adicionar mais câmaras terão que estar dispostos a pagar $9 por câmara por mês.

(Mas considerando que para muitas pessoas, uma câmara será mais que suficiente para receberem avisos caso alguém apareça à sua porta... não deixa de ser uma proposta interessante!)

[republicado do Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails