terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Jalousier quer automatizar as venezianas


Até ao momento, automatizar as venezianas nas janelas tem sido algo que é complicado e caro de se fazer. Este Jalousier é um projecto que surgiu no Indiegogo e quer mudar isso, oferecendo um sistema que poderá ainda não ser tão económico como se desejava, mas que é extremamente simples de instalar e que poderá mudar a forma como a luz do sol entra em nossas casas.

Segundo o que nos apresentam os criadores do projecto, este pequeno módulo pode ser facilmente encaixado em venezianas convencionais, e passa a controlar o seu ângulo de abertura (infelizmente não trata de as fazer descer ou subir). A vantagem é que, para além de permitir o controlo manual usando um smartphone ou integração com outros sistemas de domótica usando WiFi ou ZigBee - e estando também prometida integração com o IFTTT - este sistema tem também sensores de temperatura e luminosidade que permitem que funcione automaticamente na maioria das situações: abrindo e fechando as lâminas de forma a deixar entrar luz quando é necessário, reduzindo a exposição solar quando o calor é excessivo, e também mantendo a privacidade quando assim se deseja.

O único problema é que cada um destes módulos custa cerca de $99 (mais $20 para portes) - ou seja, cerca de 95€ por janela, o que estará para além daquilo que muitos estarão dispostos a gastar para adicionar esta funcionalidade às suas casas. Para além do mais, embora o seu funcionamento a pilhas simplifique o processo de instalação, interrogo-me também quanto à sua real autonomia, sabendo-se que ao contrário do ZigBee o WiFi não é propriamente poupado em termos energéticos.

Se estiverem interessado... os módulos Jalousier estão prometidos para Outubro deste ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails