domingo, 16 de fevereiro de 2014
Heatworks quer revolucionar o aquecimento de água instantâneo
É incrível como muitas das coisas que há muito desejava se têm vindo a tornar realidade não graças às marcas que têm tradição no mercado... mas de projectos que se tornam reais graças a sites de crowdfunding como o kickstarter. Se, como eu, estão fartos de desperdiçar água à espera que chegue a água quente, espreitem este sistema da Heatworks que parece ser tudo aquilo que se poderia desejar.
Independentemente do sistema que usarem, caldeira, esquentador ou cilindro, quando abrem a água quente existe sempre um desperdício de água até que a água quente chegue efectivamente à torneira. Uma das soluções para isso (sem entrar nos sistemas de recirculação de água) é colocar o elemento de aquecimento mais próximo da torneira, normalmente sistemas de aquecimento eléctrico "instantâneo". O problema é que a maioria desses sistemas demoram quase 30 segundos até que a água atinja a temperatura pretendida.
Com este Heatworks e o seu sistema de aquecimento que usa placas de grafite em vez do elemento helicoidal tradicional, esse aquecimento é muito mais eficaz e acontece em menos de 3 segundos.
A vantagem deste sistema é que o poderão colocar em cada local onde desejam ter água instantânea e dispensar um sistema de aquecimento "centralizado"; mas podem optar igualmente por um sistema misto para maior eficiência - em que um esquentador é mantido, e alimenta os vários Heatworks. Assim temos água quente instantânea, e à medida que a água quente do esquentador vai chegando, os Heatworks vão gradualmente deixando de ser necessários e desligam-se.
Mesmo nos casos onde não é possível instalar um destes sistemas em cada local, há benefícios em instalar um deles logo à saída do sistema central, como forma de dar assistência ao sistema principal (e com vantagens óbvias no caso de sistemas que podem ter temperatura variável de saída, como os painéis de aquecimento solar - onde o Heatworks se encarregará de manter a temperatura de saída sempre constante.)
... Só me interrogo porque motivo este tipo de coisa tem que ser feita via crowdfunding... será que os grandes fabricantes deste segmento andam a dormir?
[via Aberto até de Madrugada]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
é porreiro e tal, mas "come" electricidade. no futuro com o aumento do custo da água, poderá ser mais compensatório. e tal como eles referem quem já tiver aquecimento a gás não compensa alterar.
ResponderEliminar