quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Archos entra na domótica com o Connected Home

A Archos parece estar a fazer aquilo que o Google prometeu com o seu Android @ Home mas que nunca concretizou: prepara-se para lançar uma gama de produtos para a casa que incluem câmaras, sensores de movimento, tomadas inteligentes, e um tablet de 7" para servir como ponto central de controlo de tudo isto (que também poderá ser acedido remotamente via smartphones e tablets).

É uma aposta interessante e que vem dar resposta às necessidades que muitas pessoas têm de querer usar a tecnologia que vêem no dia a dia para melhorar as suas rotinas domésticas (e aumentar a eficiência e segurança de suas casas - e também o seu conforto, porque não?) Mas continuo a dizer que o mercado continua desesperado pela chegada de um standard universal impulsionado por um gigante estilo Google - como o tal Android @ Home que nunca chegou - para se ter alguma tranquilidade a nível de evolução futura a longo prazo.

Enquanto este tipo de sistemas se limitarem a ser de uma única marca (e já temos muitas assim no mercado), ficaremos dependentes dos seus módulos e do seu software. Coisas que poderão não assustar algumas pessoas, mas que continuam a ser um ponto "negativo" por todos os outros que os quiserem integrar com outros sistemas e/ou prever as possibilidades de expansão futura.

... Precisamos mesmo de um único standard para a chamada "internet of things", que faça com que este tipo de equipamentos funcione de forma idêntica à que permite que um teclado ou um rato funcionem em qualquer computador sem necessidade de instalar drivers adicionais.

[Archos (PDF) via Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails