domingo, 22 de dezembro de 2013

Controlar tomadas através da Web com um Raspberry Pi


Não faltam opções quando se trata de comandar remotamente equipamentos eléctricos, usando módulos de tomada. Mas considerando toda a tecnologia que actualmente temos "à mão" e a preços acessíveis, por vezes poderá ser mais vantajoso criarmos a nossa própria solução. Hoje vamos ver como podemos controlar remotamente oito tomadas eléctricas usando um browser e um Raspberry Pi.

Este projecto que surge no instructables sobre como controlar tomadas a partir da web; é na verdade um projecto que melhor é descrito em duas partes. A parte principal acaba por ser um outro instructables que nos mostra como podemos controlar os pinos de input/output do Raspberry Pi usando um interface web. Com isso feito, abre-se todo um mundo de possibilidades sobre o que podemos fazer com isso - incluindo o caso que hoje vos trago, de controlar independentemente oito relés que permite ligar/desligar oito tomadas (e consequentemente, o que lá ligarmos).

Da mesma forma que aqui se controlam tomadas, facilmente poderiam usar a mesma técnica para controlar muitas outras coisas, como uma porta de garagem, estores eléctricos, trancas eléctricas, ou... o que muito bem vos apetecer.

No fundo, este projecto serve apenas de aperitivo ao mundo de possibilidades que um pequeno e económico Raspberry Pi possibilita - sendo que nem sequer estão limitados a fazer apenas coisas como "ligar/desligar". Nada vos impede de darem melhor uso à maior inteligência do Rpi para que os vossos comandos façam arrancar sequências pré-definidas (por exemplo, ligar o sistema de irrigação apenas se a previsão do tempo não indicar probabilidade de chuva para os próximos dias); ou até que a vossa casa vos envie umas mensagens a partir de uma conta privada do Tweeter para vos manter a par dos acontecimentos locais - assim como alertar em caso de detectar movimento quando vocês estão ausentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails