domingo, 1 de dezembro de 2013

1Sheeld liga o Smartphone ao Arduino


Os Arduinos têm facilitado imenso o acesso mundo da electrónica e da programação. Mas, ainda assim continuam a ser algo que intimida um pouco quem se pretende iniciar nessa área. E a culpa passa pela sua enorme versatilidade, que faz com que existam dezenas ou centenas de módulos diferentes... cada um representando custo acrescido ao reduzido investimento inicial que se pensava ser necessário. Este 1Sheeld é um projecto que concretiza aquilo que já muitos terão pensado...

Se hoje em dia temos smartphones que contêm praticamente todo o tipo de extras que se podem desejar, porque não usá-lo como um "shield" programável à medida do que pretendemos? Em vez de comprarmos um ecrã para ligar ao nosso Arduino, usamos o ecrã do nosso smartphone; se precisarmos de alguns botões, usamos o seu touchscreen; e assim por diante com o GPS, acesso à internet, giroscópios, etc. etc.


É esse o princípio de funcionamento deste 1Sheeld que está a fazer sucesso no Kickstarter e que já superou em mais de cinco vezes o valor pretendido, e tendo ainda mais 20 dias pela frente.


Desta forma, torna-se bastante mais simples desenvolverem os vossos projectos, sem ficarem "encravados" por chegarem a um ponto em que seria necessário terem acesso a um GPS, ou a um ecrã LCD, ou uma ligação à internet para poderem enviar umas notificações ou actualizações para o Facebook ou Twitter. Com este pequeno 1Sheeld tudo isso pode ser feito em poucas linhas de código.


E para o tornar ainda mais apetecível, existe também integração com o Tasker, o que possibilita a criação de inúmeras "cenas automatizadas" que poderão ser despoletadas automaticamente: como abrir as cortinas de manhã, ligar a máquina do café, começar a dar música (ou ligar o rádio), etc. etc.

O conceito é altamente interessante e podem apanhar um destes 1Sheeld por $49 dólares (36€), ou um kit cheio de acessórios extra - LEDs, botões, sensores, etc. - por $109 (cerca de 80€). A entrega está prevista para Maio de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails