quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Lâmpadas Inteligentes Lumen com BT 4.0


Se estão fartos de ter lâmpadas que têm sempre a mesma cor e que apenas obedecem ao interruptor que têm na parede, têm hoje em dia muitas soluções para esse problema. Há um número crescente de ofertas na área da iluminação inteligente, e hoje apresento-vos mais uma.

Se no caso das Philips Hue há necessidade de usar um gateway encarregado de converter os comandos WiFi/ethernet em sinais wireless ZigBee para comandar as lâmpadas, no caso destas lâmpadas Lumen isso é evitado através do recurso ao bluetooth 4.0, que lhes permite serem controladas a partir de um smartphone moderno (com app disponível tanto iOS como Android). Os seus criadores dizem que as lâmpadas dão luminosidade equivalente a lâmpadas de 40W (mas gastando muito menos), e têm disponíveis vários modos de iluminação, que vão desde a simulação do nascer do sol ao acordar a modos mais dinâmicos para animar as festas, com luz a mudar ao dom da música, incluindo também modos que acendem ou apagam automaticamente dependendo da vossa proximidade (para que nunca se esqueçam das luzes acesas quando sairem de casa).

A ideia é boa... o problema - como sempre - é que estas Lumen custam $70 por lâmpada... algo que ainda é demasiado elevado para que possam ser adoptadas "por todos". Para além disso, será inevitável que se acerte um standard universal de controlo de iluminação, para evitar que no futuro se corra o risco de termos em casas dúzias de lâmpadas, cada uma necessitando da sua própria app de controlo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails