quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Israel vai ter Mega-Central Solar de 121MW


Parece uma imagem saída de um qualquer filme de ficção científica, mas em breve será algo bem real. Israel está a preparar-se para construir uma mega-central de produção de energia solar, capaz de gerar 121 Megawatts. A construção irá começar no início de 2014 e tem conclusão programada para 2016, altura em que se tornará na maior estação solar no país, e com capacidade para fornecer energia a 40 mil habitações.

Esta central ficará localizada no deserto de Negev e servirá para relembrar aos países da região que, para além do seu precioso petróleo (que não durará para sempre!) poderão também olhar para o Sol como um tesouro precioso, capaz de gerar vastas quantidades de energia... se a souberem aproveitar.

A construção está a cargo da Brightsource, que a par desta central está também a construir a maior central solar térmica do planeta, no deserto do Mojave na Califónia, e que terá uma potência de 377 Megawatts!

Estas centrais solares térmicas funcionam usando espelhos para concentrar a luz do sol em torres por onde circula água, que é transformada em vapor e faz movimentar as turbinas. Para todos os efeitos... poderemos dizer que são máquinas a vapor! Só que em vez do fumarento carvão, aqui temos uma fonte de calor bem mais ecológica e - à escala humana actual - inesgotável. :)

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails