quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Beijing vai testar "aspirador" de smog para revelar o céu sem poluição


A poluição nas grandes chinesas é um problema tão grave que Beijing vai dar uso a uma proposta de um designer holandês, Daan Roosegaarde, para criar gigantescos "aspiradores" electroestáticos capazes de revelar um céu azul através da poluição atmosférica.

O princípio de funcionamento é simples, instalar bobines de cobre enterradas sob o solo, que criam um campo electroestático que atrai as partículas suspensas no ar para o solo. É o mesmo princípio que faz com que o pó adira a superfícies carregadas com electricidade estárica, e - imagino eu - que tenham também contemplado uma solução para que todas as partículas e contaminantes não fiquem somente "pousadas" no chão. É que o objectivo é instalar o sistema sob parques... e não me parece que fosse muito benéfico estar a atrair pessoas para os parques com a promessa de um "buraco sem poluição"... e onde essa poluição estivesse várias vezes mais concentrada no solo.

Melhor seria investirem em resolverem o problema na origem, do que estarem a gastar recursos adicionais a tentar resolver o problema depois do pior já estar feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails