domingo, 22 de setembro de 2013

Mega Bateria de Ar Comprimido


Há um grande problema que afecta a nossa sociedade e que vai desde os equipamentos móveis que transportamos connosco até às redes eléctricas globais: a inexistência de baterias eficientes e "limpas". Todos somos confrontados diariamente com essas limitações, ao tentar fazer com que o nosso smartphone consiga chegar ao final do dia sem ficar sem carga - e na produção de energia, existem problemas idênticos multiplicados por várias ordens de magnitude.

Fontes de energia como a eólica ou solar poderão gerar energia quando esta não é necessária, e estarem "paradas" quando ela é necessária. Para isso é necessário armazenar a energia em excesso para que possa ser usada mais tarde quando for necessária. Uma das opções mais limpas e ecológicas, que dispensa os perigosos elementos químicos usados nas baterias é guardar a energia sob a forma de ar comprimido, e agora entrou em operação a primeira mega-bateria de ar-comprimido com capacidade de 1.5 Megawatts.

Se este primeiro sistema (havia outros, mas em escalas inferiores) demonstrar a sua viabilidade económica, poderá fazer com que se tornem mais atractivas as apostas nas energias renováveis, já que resolve o problema do potencial desfasamento entre o momento da produção de energia e do seu consumo.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails