sexta-feira, 26 de julho de 2013

ZigBee Home Automation 1.2


Já foi ratificado o standard ZigBee Home Automation 1.2 que vem ampliar e melhorar as capacidades deste sistema que se tem vindo a tornar cada vez mais popular. Com esta nova versão temos melhorias a nível do consumo de energia, maior facilidade da instalação de dispositivos (quer para os utilizadores finais quer para instaladores profissionais) e novos funcionalidades para diversos tipos de equipamentos.

Por exemplo, se o ZigBee era já conhecido por ser um sistema bastante "poupado" em termos energéticos, com esta versão 1.2 passa a ser possível ter equipamentos como sensores de movimento a funcionar com baterias que atinjam autonomia de... sete anos!

A nível de novas funcionalidades temos melhorias a nível de dispositivos como fechaduras electrónicas, e mais capacidades para electrodomésticos inteligentes e também a nível de monitorização dos consumos de energia (desenvolvido em colaboração com o Energy@Home, parceiro da ZigBee Alliance).

Igualmente reconfortante é saber que este novo standard será compatível com o anterior, sendo possível adicionar novos equipamentos e misturar dispositivos "velhos" e "novos" sem qualquer problema. E sabendo-se que até já correm rumores de que em breve poderemos começar a ver smartphones com ZigBee integrado... parece-me evidente que o ZigBee está cada vez melhor posicionado para se tornar no sistema preferido para a automação doméstica (finalmente).

No dia 1 de Agosto irá haver um webinar gratuito "ZigBee Home Automation 1.2 - Delivering Peace of Mind through Secure and Energy Efficient Homes" onde os interessados poderão ficar a conhecer melhor as novidades desta nova versão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails