terça-feira, 2 de julho de 2013

Película Sonte Transforma Vidros em Cortinas Digitais


Desde a primeira vez que vi um vidro a tornar-se transparente ou difuso ao toque de um botão que sonhei com o dia em que tal tecnologia pudesse ficar ao alcance de todos. E agora, isso parece estar mais perto que nunca graças a esta película SONTE que está a fazer sucesso no Kickstarter.

De modo resumido, esta película permite transformar qualquer vidro numa superfície que tanto pode permanecer transparente como tornar-se difusa ao toque de um botão, proporcionando total privacidade sem necessidade de cortinas ou outros elementos tradicionais. Outra das vantagens que esta película tem face aos vidros inteligentes, é que pode ser cortada em formatos irregulares para se adaptar à medida para aquilo que desejarmos.

O único detalhe que ainda será um entrave à sua massificação é que mesmo sendo mais barato que os habituais painéis de vidro inteligente, continua a ser bastante cara - uma película de 1x1m custa $199. Se não fosse por isso, seria fácil ver este tipo de película a revolucionar a forma como se tratam as janelas - que poderiam até passar a servir como tela para projecção de filmes ou informações.


Outro pormenor que também terá que ser considerado é que o estado normal desta película (tal como os vidros equivalentes) é o modo "difuso". Para estar em modo transparente tem que estar a ser alimentada por electricidade, e com um consumo que é indicado como sendo "menos de 5W por metro quadrado". Se tiverem uma casa muito envidraçada, para além do custo de aquisição inicial, terão que contabilizar o custo de manter as janelas no estado transparente. (Não seria bom ter um sistema destes que pudesse ser auto-alimentado por energia solar? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails