quarta-feira, 15 de maio de 2013

Investigadores Alteram Fotosíntese para "Roubar" Electricidade das Plantas


Enquanto continuamos à espera de uma descoberta revolucionária que nos permite abandonar de forma definitiva os métodos de geração de energia não renováveis, há investigadores que tentam aproveitar-se das soluções encontradas ao longo de milhões de anos de evolução, olhando bem de perto para aquelas que são o exemplo perfeito de processamento e aproveitamento da energia solar: as plantas.

Na Universidade da Geórgia, investigadores decidiram "raptar" o processo de fotossíntese modificando as proteínas responsáveis pelo armazenamento da energia solar, redireccionando a energia absorvida para o exterior antes de ser usada pela planta na produção de glicose. Embora a produção de energia seja modesta, esta investigação conseguiu já atingir níveis de eficiência muitíssimo superiores a tentativas anteriores. É que a nível de eficiência, os milhões de anos de evolução fazem com que as plantas consigam atingir praticamente os 100% - de eficiência quântica - transformando todos os fotões em electrões (compare-se com os painéis solares que fabricamos, que se ficam pelos 15%).

Talvez não falte muito para que se possam cultivar - literalmente - painéis solares onde for necessário... e impulsionar a nossa sociedade para uma nova era onde a energia não seja sinónimo de poluição e destruição de recursos naturais.

4 comentários:

  1. .....hãnnn??
    "É que a nível de eficiência, os milhões de anos de evolução fazem com que as plantas consigam atingir praticamente os 100%"


    ..pela fotossíntese as plantas conseguem converter em média 9% da luz solar em açucar (area do estudo da Universidade da Geórgia).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "After billions of years of evolution, most of them operate at nearly 100 percent quantum efficiency, meaning that for every photon of sunlight a plant captures, it produces an equal number of electrons" (do link no post)

      Eliminar
    2. "o diabo esta nos detalhes" :) por outras palavras:

      "100%, transformando todos os fotões em electrões" corrigir para:
      "100%, transformando todos os fotões capturados/aproveitados pela clorofila em electrões" que são cerca de 28% da radiacao solar. Desses 28% só 32% são convertidos em açucar =>9%

      Eliminar
    3. Já adicionei o "eficiência quântica" para clarificar a questão. :)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails