sexta-feira, 31 de maio de 2013

August Smart Lock - Fechadura Bluetooth


Vão surgindo cada vez mais opções para quem procura uma forma de se libertar das chaves para entrar em casa. Numa casa inteligente onde as luzes e equipamentos se gerem automaticamente sem a nossa intervenção, continua a ser recorrente o ritual de tirar o porta-chaves do bolso/carteira, procurar a chave correcta, e abrir a porta. Para além disso, temos sempre o potencial problema de ter que ceder a chave a alguém e não podermos garantir se realmente só a vão usar quando é suposto, etc. etc.

Esta Smart Lock da August é um sistema bluetooth que pode ser adaptado a praticamente todas as fechaduras, e que permite o seu controlo via Bluetooth.


Uma vez que é alimentada por pilhas e funciona por bluetooth, não fica dependente de uma rede WiFi ou electricidade que poderá falhar no pior momento - e ainda assim, caso também o vosso smartphone fique sem bateria, poderão sempre dar uso à chave física para entrarem em casa. Se estão preocupados com a autonomia das pilhas (6-12 meses) não se preocupem que o sistema até vos envia um email quando for altura de as trocar.

Com esta fechadura inteligente, a porta destranca-se automaticamente quando se aproximam dela; e podem distribuir "chaves digitais" para que amigos/empregadas(os) possam entrar sempre que necessário - mantendo um registo de todas as entradas e saídas. E no caso de vos roubarem o smartphone (ou o perderem), poderão remover o acesso de qualquer chave a qualquer instante.

Só é pena que uma coisa destas ainda custe $200 dólares... mas eventualmente poderemos esperar produtos idênticos a chegar ao mercado a preços mais económicos assim que se começarem a tornar mais populares.

3 comentários:

  1. Eu já me tinha lembrado de "inventar" uma coisa destas (não fazia ideia que já existia) mas pensava logo que nunca iria para a frente porque a segurança nunca seria satisfatória (é electrónica, logo é "facilmente hackável" como temos visto em inúmeros sites)... Estarei errado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás errado, mas a questão que importa não esquecer é que também qualquer fechadura mecânica é igualmente facilmente hackável. Se as pessoas confiam em chaves electrónicas para os seus automóveis (que muitas vezes valem mais do que tudo aquilo que têm em casa)... será assim tão diferente ter uma fechadura electrónica em casa?

      Além da questão de que... muitas vezes as pessoas focam-se apenas na segurança da fechadura, e esquecem-se que têm uma janela mesmo ao lado que só precisa de uma pedra para se tornar numa porta de entrada para qualquer gatuno. :)

      Eliminar
  2. Acompanho há 2 ou 3 anos os desenvolvimentos nessa área e este sistema (e outros parecidos) não servem o comum dos portugueses que, ou têm fechadura de tranca ou têm porta blindada.
    O que era realmente de grande valor era um sistema motorizado que conseguisse RODAR uma chave normal. Só assim será possível fazer o "retrofit" em todas as portas.
    Confiava a segurança da sua casa a um simples "dead bolt" como o da foto ? Eu também não...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails