terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Edifício Infinito Impresso em 3D em 2014


Já sabemos que a impressão 3D vai revolucionar muita coisa na nossa sociedade, sendo apenas uma questão de tempo até que enviar objectos e imprimi-los se torne tão natural como agora é a impressão de fotos.

Mas, a revolução poderá ser ainda maior se pensarmos na impressão 3D em escalas um pouco maiores - ou mesmo muito maiores. Que tal colocar a versatilidade de um sistema de impressão 3D a funcionar em escalas que permitam imprimir um edifício completo?

Poderá parecer ficção mas há quem o pretenda fazer já no próximo ano (2014).

Num formato "infinito" de uma faixa de möebius (onde os tectos se tornam o chão e vice-versa), este edifício  concebido pelo arquitecto holandês Janjaap Ruijssenaars não ficará no entanto "pronto a habitar" depois de impresso. A impressora apenas imprimirá os blocos responsáveis pela forma do edifício, mas sendo depois necessário enchê-los de betão com fibra de vidro para lhe dar a rigidez necessária.

Mas... sempre será mais um pequeno grande passo em direcção a um futuro onde se possa desenhar a nossa casa num browser, e vê-la impressa em tamanho real no sítio de destino algumas horas depois.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails