quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Deco organiza Compra de Electricidade em Grupo


Se ainda andam angustiados pelas contas da electricidade que têm recebido, e nem sabem bem como ou qual dos operadores "liberalizados" será a melhor opção, há uma iniciativa que poderá ajudar. Este "Pague Menos Luz" é uma iniciativa da Deco (a tal empresa que defende os direitos dos consumidores mas que não parece ter problemas em usar spam para espalhar publicidade) e visa fazer um leilão de electricidade.

Como é que isto funciona? Tendo como argumento alguns milhares de potenciais clientes (neste momento ia já em mais de 31 mil interessados), a Deco irá pedir aos diferentes fornecedores de energia eléctrica a melhor proposta que poderão fazer. Espera-se que perante a perspectiva de angariar estes novos clientes, as propostas sejam bem mais tentadoras do que as que são feitas a nível particular e individual.

Têm até 30 de Abril para se registarem - sendo que não perderão nada com isso, pois não há nenhuma obrigação de aceitação da tarifa que for apresentada. No pior dos casos poderão ignorar a proposta, no melhor... poderão ter uma tarifa bem mais em conta do que a conseguiriam a negociar sozinhos. Para obterem uma simulação mais realista, poderão preencher alguns dados sobre os vossos consumos médios.


Embora compreenda que isto é a "lei de mercado" a funcionar, não posso de deixar um pouco absurdo que seja permitido praticar preços diferentes para o mesmo serviço (tal como não compreendo porque motivo temos que "regatear" com os operadores por cabo, e onde quem fizer mais "barulho" pode pagar substancialmente menos do que um cliente que fique caladinho). Se querem liberalizar os mercados que o façam... mas ao menos que obrigassem as empresas a ter que cumprir com um preço igual para todos os clientes para serviços idênticos!

Seja como for, não há grandes surpresas... venha o que vier deste mercado liberalizado da electricidade, preparem-se para ir pagando sempre mais e mais e mais nos próximos anos.

9 comentários:

  1. "mas ao menos que obrigassem as empresas a ter que cumprir com um preço igual para todos os clientes para serviços idênticos!" mas ai já estaríamos novamente a ter mercado regulado.

    A lei de mercado inclui poder haver preços diferentes para clientes diferentes, no entanto tenho dúvidas que este leilão consiga preços muito mais vantajosos pela simples razão que é muito mais fácil "cartelizar" meia dúzia de empresas de electricidade (tal como já acontece) do que unir 30 mil consumidores sob esse propósito, para além de que não há nenhuma garantia para a distribuidora de electricidade de que esses consumidores que se inscreveram realmente optem por celebrar contrato com eles. Mas posso estar errado.

    ResponderEliminar
  2. Tal como o Azrael disse não podes querer as duas coisas.

    ResponderEliminar
  3. Não. Não estou a dizer que todas as empresas tenham que fazer o mesmo preço. Que haja concorrência e que tenham preços diferentes.

    O que digo é que acho inadmissível que para a prestação de exactamente o mesmo serviço, um cliente esteja a pagar X, enquanto o seu vizinho, por ter reclamado e chateado a cabeça do operador, pague X - Y.

    ResponderEliminar
  4. Tenho as minhas grandes duvidas q o cartel vá fazer algum descontito de jeito sequer... se houver deve ser o mesmo valor em todos, querem apostar??

    ResponderEliminar
  5. Isto também parece ser uma forma de a DECO ganhar mais uns sócios, pois ao que li no site (na diagonal!) que no final a DECO pode ter uma percentagem/valor mas que se for já for s+ocio o desconto consegiudo élhe inteiramente atribuído, e sendo assim, para mim acho que não.

    ResponderEliminar
  6. Eu percebi Carlos Martins e é legítimo que penses assim, mas isso seria mais uma forma de regulamentação. Num mercado livre, é legítimo que clientes diferentes paguem valores diferentes pelo mesmo serviço, fruto da negociação com aquele cliente em particular.

    ResponderEliminar
  7. Pragmatismo desta situação, e é só isso. Daqui a dois anos estamos a pagar o dobro do que pagamos hoje, com decos ou sem decos. ah e tal teoria da conspiração, mas é um facto. o google é vosso amigo. Há leis/regras que teem e ser compridas, a nos que nos andam a cortar no nosso vencimento vamos sentir há seria. 2 ANOS. DESEJO ESTAR ERRADO!

    ResponderEliminar
  8. Atenção à campanha de angariação de dados pessoais que a DECO aqui está a desenvolver...
    É uma campanha com vantagens incríveis para esta empresa.

    ResponderEliminar
  9. Acho que mais uma vez está meio mundo a confundir a DECO - Associação para a Defesa do Consumidor, que é uma associação sem fins lucrativos. Com a DECO Proteste - Revista da Proteste, empresa com fins lucrativos.

    Apesar de serem associadas, são coisas distintas com gestão distintas e propósitos distintos.

    Quanto à iniciativa, se o consumidor ficar com vantagens no seu bolso, porque não?!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails