quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A (Falta de) Privacidade nos Contadores Inteligentes


Não sei se por cá temos deste tipo de contadores de electricidade, mas nos EUA parecem ser populares uns contadores que enviam a sua contagem por sinais de rádio, que permitem que os funcionários da rede eléctrica possam tirar as contagens enquanto vão percorrendo as estradas no seu automóvel.

O problema é que esta informação está a ser transmitida sem qualquer tipo de encriptação - e usando um sistema de mudança de frequências que pode ser facilmente "crackado". Ou seja, faz com que qualquer pessoa interessada possa facilmente interceptar os sinais dos seus vizinhos, ou de qualquer outro contador nas proximidades.

Os dados que são obtidos não são muito diferentes dos que por cá também temos acesso: pois quase sempre os nossos contadores estão em locais que podem ser vistos por qualquer pessoa. Mas, a possibilidade de recolher esses dados automaticamente faz com que seja mais simples criar ferramentas que permitam analisar o padrão de gastos de uma residência, para determinar quando os seus ocupantes estão em casa ou não - sem que seja necessária uma vigilância continuada à moda antiga.

Ou seja, o mesmo tipo de vantagem que a análise de consumos nos dá, pode também ser usada contra nós: não sendo difícil imaginar que com uma pequena caixinha - tipo um raspberry pi - se crie um aparelho que possa avisar um bando de ladrões sempre que os donos de uma casa se ausentarem por 1 ou 2 dias.

Esperemos que este tipo de notícia sirva para sensibilizar os fabricantes deste tipo de equipamentos, de forma a que se tenha um pouco mais de cuidado com os dados que são enviados "publicamente", ou que ficam escondidos por trás de pseudo-sistemas de segurança que na realidade não oferecem qualquer segurança. (E também é verdade que nada neste mundo é "incrackável"... pelo que, será sem dúvida um problema que deveria ser abordado desde cedo, em vez de se adiar o problema até que muitos mais milhões fiquem em risco face a este tipo de "roubo de dados".)

5 comentários:

  1. Caro Carlos,
    Aconselho-o a pesquisar por Telecontagem.
    A rede eletrica vai ficar ligada em rede gsm, os testes já decorrem em Vila Franca de Xira para os postos de transformação da EDP (http://www.i-gov.org/index.php?article=17886&visual=1&id=21&subject=77) qualquer dia ficarão os contadores.
    Ainda bem para nós que não optaram pelo sistema de rádio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela referência. Sinceramente, esperava que os operadores optassem pelas comunicações powerline, mas GSM pode acabar por ser mais eficiente e barato, sem dúvida.

      Eliminar
    2. Se o powerline for feito por broadcast, é impossível. Imagina o que é um contador fazer um broadcast para a rede de uma cidade inteira...
      Tem de ser um endereçamento tipo TCP/IP, imagino eu.

      Eliminar
  2. Não sei que tipo de informação dão os contadores inteligentes, mas se for uma informação acumulada, por exemplo, o consumo dos últimos 30 dias, a informação obtida não dá para concluir sobre padrões de consumo.

    De qualquer maneira, é impensável esta informação ser transmitida sem qualquer encriptação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso dos contadores nos EUA, enviam a informação a cada 30s. Pelo que se tiveres um receptor a recolher a informação, dá para ter uma ideia bem precisa do padrão de consumo.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails