sábado, 15 de setembro de 2012

Tomadas Inteligentes da Visible Energy


O tempo vai passando, e o que é certo é que ainda não há soluções fáceis e práticas para quem quiser controlar os consumos dos equipamentos em sua casa. (O tão falado Android@Home foi projecto que parece ter ficado esquecido pelo Google...)

No entanto, há empresas que vão tentando a sua sorte nesta área, como é o caso desta Visible Energy, que tem blocos de tomadas "inteligentes" que permite não só controlar remotamente o estado do "liga/desliga" como também guardam o histórico dos consumos dos equipamentos lá ligados.


Os dados dos consumos são recolhidos a cada 5 minutos e enviados para o serviço da empresa, que mantém o histórico por 4 meses.


Os relatórios apresentados na web parecem ser bastante completos, e como não podia deixar de ser, existem também Apps para iPhone e iPad para visualizar e controlar as vossas tomadas. (Podemos, por exemplo, definir o agendamento de quando cada tomada deverá estar ligada/desligada).


Como sempre, o principal inconveniente será o facto de não se tratar de um sistema standard que permita a inter-operação entre módulos e sistemas de diferentes fabricantes. Mas... para quem estiver farto de esperar pela solução "ideal" que nunca mais chega e quiser arrumar o assunto, torna-se numa hipótese tão válida quanto qualquer outra.

(E sim, eles dizem que têm disponíveis blocos de tomada apropriados para as voltagens e fichas europeias, menos mal.)






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails