quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mapa Solar de Lisboa


Sabendo-se que será obrigatório olhar cada vez mais a sério para as energias renováveis, e sabendo-se o potencial energético que o nosso país tem no que diz respeito à exposição solar, fiquei bastante satisfeito por saber que a agência municipal de energia de Lisboa - Lisboa E-Nova - disponibilizou uma Carta Potencial Solar de Lisboa.

Dando uso ao Google Maps, podemos navegar por Lisboa, vendo o potencial solar de todos os edifícios em, com elevada resolução. Segundo os dados apurados, 28% de todas as coberturas residenciais em Lisboa têm o máximo potencial solar (mais de 1600 quilowatts-hora por metro quadrado por ano de radiação solar) livres de obstáculos e sombreamentos.


Mais inspirador será saber que bastaria usar 4% dessa área de máximo potencial para garantir 70% das necessidades de águas quentes sanitárias; e se fosse possível aproveitar a área total, isso resultaria na produção de 590 Gigawatt de energia por ano - 17% do consumo eléctrico do concelho de Lisboa (que certamente também poderia ser bastante reduzido, se se incentivasse o uso de sistemas mais eficientes (iluminação LED, por exemplo, nas casas e nas ruas).

Uma ferramenta excelente, que - esperamos - poderá sensibilizar o país para que olhe para um futuro mais sustentável... mesmo quando atravessamos épocas em que nem pareça haver uma "luz" ao fundo do túnel (por enquanto).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails