quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mitos sobre Poupança de Energia no Verão


Felizmente Portugal é um país temperado (embora nalguns locais seja mais "temperado" que outros) e que raramente está sujeito a grandes extremos de temperatura, mas ainda assim poderá interessar analisar alguns mitos sobre a poupança de energia no Verão, e saber se realmente são tão importantes como por vezes se possa pensar:


Mito: ajustar o termóstato para temperaturas mais baixas faz com que casa arrefeça mais rapidamente.


Esta é uma situação comum. Se queremos que a nossa casa chegue rapidamente a uma temperatura fresca, programamos uma temperatura inferior para "acelerar" o processo (uma técnica que também se costuma aplicar pelo lado inverso, aumentando a temperatura para valores superiores na tentativa de aquecer a casa mais rapidamente.)
Mas, na prática isto pouco impacto tem na real velocidade de arrefecimento (ou aquecimento) do espaço - ainda por cima quando se têm equipamentos de ar-condicionado recentes, que são capazes de inteligentemente ajustar o seu funcionamento em função das necessidades.

Por isso, o recomendável é deixarem programada a temperatura que desejam mesmo, e assim evitarem que se esqueçam do valor incorrectamente ajustado que fará o ar-condicionado trabalhar em excesso para tentar cumprir com os vossos desejos.


Mito: desligar o Ar-Condicionado quando se sai de casa

Outro velho dilema: será que fica mais caro manter a casa fresca o dia todo com o A/C ligado continuamente, ou desligá-lo e voltar a gastar montes de energia para que depois ele arrefeça uma casa já quente?
Aqui infelizmente não há grandes dúvidas: um A/C desligado é infinitamente mais eficiente que um A/C ligado, pelo que... desliguem-no sempre que possam, ou saiam de casa. Para evitarem o "choque" de chegarem a uma casa escaldante e terem que esperar para que fique fresca, a melhor opção passar por darem uso a um termóstato programável ou ao temporizador do vosso A/C, para que possam programar a sua entrada em funcionamento algum tempo antes da vossa chegada a casa.


Mito: deixar ventoinhas ligadas nas salas vazias

Não há qualquer vantagem em deixarem ventoinhas ligadas em salas sem pessoas. As ventoinhas de tecto (ou de pé, ou de mesa) criam um efeito de arrefecimento não por arreferecem o ar, mas sim pelo efeito do ar em movimento passar pela nossa pele. Ou seja... o seu efeito sente-se literalmente na pele, e não na temperatura do ar.
Portanto, por pouca electricidade que gastem... o melhor é desligarem-nas quando não está ninguém na sala para sentir o seu efeito refrescante.



Claro que, se conseguirem arranjar formas de evitar que a vossa casa aqueça tanto... evitarão ter que gastar energia adicionar a arrefecê-la. Por isso, dêem uso aos estores para evitarem que a luz solar entre em vossa casa durante a tarde, ou - se possível - arranjem forma de criar sombra que evitem a exposição solar directa nas vossas janelas durante o Verão. Ou ainda, considerem a utilização de vidros térmicos que reflectem os infra-vermelhos (caso tenham uma casa com grande superfície vidrada exposta ao Sol e que se torne demasido quente)... efeito que pode ser igualmente conseguido com a aplicação de películas especializadas em vidros normais.

A ideia é sempre a mesma: a melhor poupança é aquela que não se precisa gastar!

1 comentário:

  1. Estas informações básicas são daquelas que já desisti de discutir com as pessoas, assim como fazer reduções com o motor pois como faz mais barulho as pessoas pensam que gasta mais, já desisti a sério simplesmente não conseguem entender.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails