sábado, 21 de abril de 2012

Lâmpadas LED da Xavax



Começam a ser cada vez mais populares e numerosas as alternativas às lâmpadas incandescentes - demasiado gastadoras de electricidade. Por um lado, as já nossas bem conhecidas lâmpadas CFL, que são económicas mas continuam a sofrer de alguns inconvenientes (como o tempo de aquecimento até atingirem a intensidade máxima; assim como o desgaste que sofrem a cada ciclo de ligar/desligar)... e por isso tornando mais apetecíveis as soluções ainda mais modernas, como as lâmpadas LED.

A Hama aproveitou o Dia da Terra para fazer o lançamento da sua nova gama de lâmpadas ecológicas LED da Xavax. Tal como as CFL, as lâmpadas LED gastam cerca de 1:5 da energia das lâmpadas incandescentes para produzir igual quantidade de luz. No entanto, ao contrário das CFL, as lâmpadas LED oferecem luz de forma imediata sem necessidade de "aquecimento", e são igualmente imunes aos ciclos de ligar-desligar. Pelo que aqui, as 25.000h de vida acabam por poder ser mesmo atingidas (enquanto que nas CFL, muitos são os casos em que acabam por estourar ainda antes das 1000h anunciadas para lâmpadas incadescentes.)

Também em casos especiais - como por exemplo, lâmpadas instaladas em locais sujeitos a vibrações - as lâmpadas LED têm vantagens face às outras tecnologias.

Existe uma gama completa de lâmpadas LED Xavax para diferentes aplicações. A título de exemplo, uma lâmpada com formato tipo “projetor” (R50) e “casquilho fino” convencional (E14), que pode ser usada para substituição direta de lâmpadas de incandescência de 25 Watts, consome apenas 5,5 Watts e tem uma duração em serviço estimada de 25.000 horas (preço aproximado de 19.90€).

Igualmente interessante: toda a sua gama de lâmpadas LED da Xavax conta com uma garantia de 5 anos.

8 comentários:

  1. não é por nada mas tens aqui um post com spam. este das lampadas. será q alguém tem a tua password?

    ResponderEliminar
  2. Mas quem é q usa lâmpadas de 25w incandescente em casa? São mt fraquinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma lâmpada de 25W é "fraquinha"... mas tal como nos focos de halogéneo... se tiverem 5 ou 6 (ou mais) distribuidas pelo tecto... já dá luz que chega e sobra. :)

      Eliminar
  3. @Rafael, eu tenho lâmpadas (equivalentes a) 25W lá em casa, por exemplo em candeeiros para luz de ambiente em zonas escuras e em plafonds de parede. Mas também tenho mais fortes, claro.

    Se puder ter uma LED em vez de uma incandescente num candeeiro ou plafond onde (no meu caso) estão acesas durante quase todo o dia, é uma excelente ideia...

    ResponderEliminar
  4. O problema das CFL é que, pelo menos na minha experiência, a menos que sejam "de marca", tipo Osram ou Philips, não duram nada. As marcas "chinesas" do AKI são baratíssimas mas chegam a durar menos do que incandescentes... E nem é preciso que se liguem e desliguem com frequência.
    Em contrapartida, tenho lâmpadas Philips em casa a funcionar regularmente há cerca de 10 anos. As do IKEA também não são más, mas não tenho tida experiências tão boas como com as Philips e Osram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo o mesmo. Comprar lâmpadas CFL de marca branca não vale a pena, no meu caso duram muito menos que as incandescentes, mas também uso na cozinha, sítio onde se acendem e apagam algumas vezes ao dia.

      Eliminar
    2. Sim, eu deparo-me frequentemente com isso... pois nos corredores, a acender/apagar com detectores de movimento... mesmo as CFLs de qualidade (normalmente compro Philips) estouram ao fim de 1 ano... (E já estico bastante o tempo, para tentar minimizar um pouco cada ciclo).

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails