domingo, 15 de Abril de 2012

Brick by Brick: Rebuilding Our Past


Um interessante documentário que nos chega da BBC, este Brick by Brick: Rebuilding Our Past oferece-nos uma perspectiva única sobre edifício históricos que são cuidadosamente desmantelados para serem posteriormente reconstruídos (na maioria das vezes, noutros locais.)

Para além das questões de arquitectura, ficamos também a conhecer alguns dos segredos que se encerram nestes edifícios - como erros e soluções "desenrascadas" - assim como a vida e percurso das pessoas que os tornaram possíveis.




No primeiro episódio ficamos a conhecer uma pessoa cujo nome parece ter sido esquecido da história, mas que foi um dos principais responsáveis pela existência da força áerea inglesa, e que já no início do século prefetizava um tempo em que os aviões iriam cruzar os céus do nosso planeta, transportando passageiros por todos os continentes.

Claude Grahame-White foi um pioneiro da aviação e que muito batalhou para demonstrar a validade dos aviões em situação de guerra na época da primeira Guerra Mundial, mas que foi continuamente ignorado - e posteriormente utilizado - pelo governo inglês, que no final da guerra se recusou a devolver o seu aeródromo. Algo que ultimamente culminou com o seu afastamento da aeronáutica que era a sua paixão.

Um nome que volta a ser relembrado com a reconstrução do edifício original que serviu como centro de controlo do seu império dos ares no seu tempo áureo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails