quarta-feira, 7 de março de 2012

Câmara Térmica por $40


Certamente já terão sentido a curiosidade de saber que tal a vossa casa se comportará em termos de eficiência térmica, e estão mortinhos por poder arranjar uma câmara térmica que vos permitisse ver as fugas de calor/frio que à vista desarmada são invisíveis e praticamente impossíveis de detectar.

Infelizmente, essas câmaras continuam a ser bastante dispendiosas, o que faz com que poucos sejam aqueles que a elas têm acesso.

A alternativa tradicional, muito menos interessante consiste em utilizar um medidor de temperatura remoto... mas que no entanto não nos dá uma "imagem" da nossa casa como gostaríamos de ver... A não ser que seja utilizado de forma engenhosa como a que hoje vos trago.

Utilizando um desses termómetros em conjunto com um led RGB multicolorido, é possível criar-se um aparelho capaz de "pintar" a vossa casa com diferentes cores que representam a temperatura em cada local - num resultado que se aproxima do que seria possível com uma câmara térmica.

É certo que dá um pouco mais de trabalho... mas por $40 torna-se algo que fica, finalmente, ao alcance de qualquer pessoa.




[via newscientist]

2 comentários:

  1. E adaptar isto tudo a video.vigilância no quintal, não?? com a câmara a filmar, depois de disparar o sensor "vermelho" acho que tem podia ter utilidade ;)

    ResponderEliminar
  2. Podia explicar como fez essa camara termica?? estou a fazer um projeto de final de curso e isso podia ser uma grande ajuda

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails