terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PT MEO e ISA lançam Energy para Consumos de Electricidade


Para quem estivesse a estranhar a ausência de uma solução de monitorização dos consumos de electricidade em casa - depois do iMeter da ISA ter ficado semi-desparecido - eis que finalmente surge uma "nova" solução: o Energy.


Uma solução que surge numa parceria PT(Portugal Telecom) e ISA (Intelligent Sensing Anywhere) e onde o MEO não deixa de marcar presença, ao possibilitar a visualização dos relatórios de consumo de electricidade directamente na vossa TV (MEO Interativo).


Uma "App" televisiva com design cuidado e que torna a visualização destes relatórios bem mais apelativa e
a distância de uma pequena tecla azul (esperemos que sirva de inspiração para que a ISA remodele também o seu portal de consumos na Internet, cujo design deixa um bocado a desejar ;)



Mas não se pense que este Energy não será útil para todas as pessoas, com ou sem MEO, já que o kit inclui igualmente um mostrador digital que permite ver os consumos localmente, para além de terem também acesso a relatórios detalhados na internet através do portal Enerbook da ISA.

O kit consiste em:

  • 1 medidor de corrente elétrica, para colocação no quadro elétrico de sua casa
  • 1 mostrador digital LCD, para visualização imediata dos consumos
  • 1 Hub (iMeterbox), para recolha de dados e ligação ao HomeGateway/router

A informação sobre o consumo da eletricidade encontra-se no MEO Interativo e está disponível para 4 períodos de tempo (dia, semana, mês e ano), em euros, kWh e correspondente pegada de carbono, apresentando para cada categoria temporal um resumo dos valores atuais, dos anteriores e dos estimados para o futuro.

A monitorização dos consumos domésticos permite que se detectem padrões anormais nos consumos - e/ou exageros - sendo habitualmente possível poupar entre 20% a 40% ao se ter acesso a este tipo de relatórios e efectuar algumas correcções.

Este Energy está disponível por 89 euros, sem qualquer mensalidade acrescida, e pode ser adquirido através da Internet, numa loja PT Bluestore ou ligando para o 16200.

31 comentários:

  1. Estes gajos da MEO sabem cada vez mais como fidelizar um gajo...qualquer dia se quiser trocar de casa tenho de ver primeiro se tenho cobertura MEO, caso contrário escolho outro local....pfft! :)

    Ó Carlos, há algum sitio para onde possamos enviar sugestões para funcionalidades da Meo Box? Ontem estava a ver TV e tocaram-me à campainha e pensei: "Arrrgh...se tivesse uma IP CAM e conseguisse configura-la para ver na TV isso é que era..."
    E prontos, a sugestão era um IP CAM Viewer para a Meo Box, tipo um canal (ou kanal) pessoal !

    Cumps!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma camara normal fica mais fácil é só ligar os cabos à televisão ou box -.-

      Eliminar
    2. Com uma câmara normal não terás acesso fácil a ela a partir de qualquer browser em qualquer ponto no mundo, ou receberes emails com fotos quando detecta movimento, ou fazer upload do video para algures, etc. etc. ;)

      Eliminar
    3. "rotear" um endereço de um canal não utilizado para o endereço da camera...no iptv do optimus clix funcionava...

      Eliminar
    4. Já mandei a sugestão para a MEO e obtive reposta que iriam analisar a sugestão...isto até pode ser mais uma oportunidade de negócio, da mesma maneira que vendem o kit de energia, podem integrar a box da Meo com as soluções da PT de videovigilância...mas se alguem souber rotear um canal não utilizado da Meo para um endereço web agradecia o tutorial :)

      Eliminar
  2. "[FAQ] Existe mais algum requisito necessário para ter o energy?
    - Este serviço destina-se a clientes MEO com acesso internet. "
    WTF?!
    Li mal ou isto _apenas_ funciona com ligações MEO?
    Ou seja: não és cliente MEO? Temos pena!
    :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fiquei com essa ideia:

      energy - A QUEM SE DESTINA?
      A todos os consumidores que tenham preocupação sobre o consumo energético da sua casa
      A todos que queiram aceder facilmente a informação detalhada sobre o consumo da eletricidade de sua casa
      A todos que tenham uma preocupação de sustentabilidade ambiental
      Clientes Meo com internet

      Claro que se não tiveres MEO nao tens acesso ao interface bonito na TV. :)

      Eliminar
    2. A minha dúvida é mais especificamente sobre a parte da consulta via Internet e sobre esta frase "Clientes Meo com internet".

      Já sabemos que estas empresas são exímias em bloquear certas coisas à sua própria rede...

      Veja-se o exemplo da ZON - apesar de eu ser cliente e pagar uma subscrição, apenas posso usar a 100% o serviço zonline.pt SE usar uma ligação da ZON.

      Porquê "Clientes MEO com internet" e não apenas "acesso à internet"?

      Eliminar
    3. Pelo que vi, o acesso na net continua a ser feito via o portal de acesso da ISA, o enerbook... e esse está disponível para todos (é o que já usava do tempo do iMeter.)

      Eliminar
  3. Não acredito muito que os clientes ZON consigam usar este aparelho, mas seria uma optima forma da PT entrar nas casas ZON. Até porque os clientes ZON estão há anos à espera de um produtos destes, que entretando até desapareceu da página da ZON.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Carlos.Estou a pensar em adquirir este kit Energie da Meo.Será uma boa opção?Dá para ser instalado mesmo sem Meo?Será que o sistema que voçê tem é melhor ou pelo menos tem mais opções apesar de o preço ser mais alto?o que me aconselha?
    Fernando Romão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para solução pronta a usar, penso que esta será a melhor opção nacional neste momento. E com a maior adesão ao "iMeter", é de esperar que a ISA dê maior prioridade a criar um serviço online mais funcional e mais apelativo.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. O kit é o mesmo do iMeter da ISA. A única novidade agora é a possibilidade de acesso via Meo Interactivo (que aparentemente apenas está disponível para estes novos kits).

      Eliminar
  6. Boa tarde Carlos,
    Entre este "pacote" e o Knowatt da Home Energy qual sai em vantagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O knowatt supostamente irá dar para, eventualmente, se poderem adicionar módulos adicionais para controlo de equipamentos individuais.

      Era algo que estava prometido, mas não sei se já estará disponível - ou se alguma vez efectivamente estará.

      Eliminar
    2. Aqui http://goo.gl/fSpZI na descrição do produto refere "Desagregação de consumos até 9 aparelhos..."

      Não sei se está efectivamente posto em prática.

      O sistema da ISA funcionará com outros softwares/plataformas web??

      Eliminar
    3. Só eles o permitirem, como é o caso aqui com a Meo. De resto, os dados são enviados para o serviço deles e ficam lá "fechados".

      Eliminar
    4. Boas o Serviço da Knowatt é baseado num current cost, para teres dados na web tens de comprar a gateway deles. Em teoria o sistema Current Cost tem também acesso a tomadas, no entanto estas não permitem controlo, apenas monitorização.

      Eliminar
  7. Penso que uma mais valia do MeoEnergy seria permitir a utilização de módulos que possibilitassem verificar o consumo por 'áreas' de modo a identificar aparelhos que possam estar a consumir mais e poder fazer algum ajuste.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Carlos.Adquiri o kit energy e apesar de estar em fase de experiência estou muito contente.Espero que mais tarde seja possivel fazer a leitura individual de alguns electrodomesticos.
    F.Romão

    ResponderEliminar
  9. Boa Tarde Carlos, já testou numa instalação trifásica ?
    qual o preço extra ?
    obrigado


    PF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para instalações trifásicas é necessário ter 3 pinças em vez de apenas 1. Mas não te sei dizer qual será o preço extra.

      Eliminar
  10. No seguimento de um assunto que me interessa bastante , hoje 04-12-2012 aparece mais um produto no mercado .
    Trata-se do Cloogy.

    A ISA estreou hoje um dispositivo que permite saber na hora o consumo de eletricidade de cada tomada de uma casa.

    http://www.cloogy.com/pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante... vou "chateá-los". :)

      Eliminar
    2. Seria bastante interessante fazer alguns testes de comparação com outros equipamentos disponíveis no mercado . Sendo eu um aficionado pela domótica comprei um ENVI , mas fiquei um pouco desiludido com as "Features" apresentadas e até pela possibilidade na altura de poderem ser vistos os consumos pela "ZON".
      http://www.homeenergy.pt/knowatt/produto.aspx?ch=15

      Eliminar
  11. boas... entre esta solução ou a da Efergy qual será a melhor?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails