quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Parque Automóvel Solar SmartPark da Martifer


Todos temos consciência de que o mercado energético está prestes a sofrer grandes alterações. A crise energética apenas agora se começa a fazer sentir, e os próximo anos/décadas serão palco de previsíveis tumultos, à medida que a dependência do petróleo será obrigada a dar lugar a novas formas de gerar e consumir energia, de forma mais sustentável e eficiente.

A energia solar é uma das que continuamente nos dá mais esperança, e cá em Portugal temos empresas como a Martifer Solar que tem tido bastante reconhecimento nesta área a nível nacional e internacional.

Um dos seus produtos, e que me parece particularmente interessante são as coberturas para parques automóveis SmartPark.

Um sistema pronto a integrar que alia a sombra confortável para manter os veículos automóveis mais frescos sob um sol abrasador, à geração de energia eléctrica limpa e sustentável. Um produto desenvolvido intereiramente pela equipa de Investigação e Desenvolvimento da Martifer, e que se ganha interesse adicional como forma de aumentar a área disponível de captação de energia solar, ao mesmo tempo que cumpre uma função adicional igualmente útil.

Não menos interessante, para um futuro onde os automóveis solares serão cada vez mais comuns, é mesmo aliar o útil ao agradável, e possibilitar a geração de energia e o carregamento de veículos eléctricos no local mais conveniente. Aos poucos, lá nos vamos aproximando de uma rede eléctrica onde todos os nós da rede podem funcionar quer como consumidores quer como geradores... ajudando a minimizar a necessidade de transferências de energia, e possibilitando uma utilização global bem mais eficiente e distribuida.

Eventualmente, poderemos chegar ao ponto em que cada um destes nós: casas, edifícios, etc. possa ser completamente auto-suficiente para as suas necessidades, e usar a ligação à rede geral apenas para fornecer energia (ou utilizá-la, como backup). Mas... isso será certamente algo que ainda se encontra a muitas décadas de distância; a não ser que as energias renováveis comecem finalmente a receber a atenção que merecem, como solução de futuro.

2 comentários:

  1. Esta ideia é minha até já a tinha aqui escrito num comentário :D

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de saber o valor para as seguintes dimensões:
    Comprimento-10 m
    Largura - 5 m
    Obrigado

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails