domingo, 1 de janeiro de 2012

Monitorização de Energia Solar


Para começar bem o ano, e face ao custo da electricidade sempre crescente, hoje trago-vos um projecto que dá uso aos monitorizadores de consumos open-source, para gerir da forma mais eficiente uma instalação doméstica de paineis solares.

Com este sistema, o proprietário consegue sabes exactamente quanta energia está a ser gerada, utilizada, ou enviada/vendida para a rede.

Como sempre, o segredo está na "informação". Muitas das vezes as pessoas não fazem ideia da energia que está a ser gerada ou consumida, e com um sistema destes, que permite visualizar em tempo real todos estes consumos, ficarão muito melhos informados sobre o que realmente estão (ou não) a aproveitar.

Aliás, com um sistema destes torna-se possível adequar os consumos de forma a que tentem acompanhar a energia gerada... fazendo com que utilizem a energia "em excesso" para alguns luxos - como um banho de imersão - ou evitando gastos supérfluos sempre que o sol decida não cooperar.



[via Open Energy Monitor]

7 comentários:

  1. Já em tempos quando implementava uma solução de monitorização para activos de rede/servidores/serviços (FANagios) dei com este vídeo de quem utiliza isto mesmo para monitorizar os paineis solares : http://www.youtube.com/watch?v=iOD3u7YV9I8

    ResponderEliminar
  2. Eu nao tenho um painel solar, e estou interessado numa solução de monitorização para a energia que o meu apartamento gasta, mas como sou "super verde" nestas coisas, procuro um sitio onde me possa informar para poder implementar uma solução deste género...
    Eu procuro monitorizar, energia (apenas da rede) e temperatura (varias divisões da casa).
    Alguem me pode dizer onde posso encontrar o que procuro?

    ResponderEliminar
  3. Para controlo dos consumos domésticos, tens várias soluções à mistura.

    A questão é saber se queres algo completamente "pronto a usar", ou se estás disposto a implementar uma solução à tua medida.

    Por exemplo, para as temperaturas:
    http://aminhaalegrecasinha.com/2007/11/comforto-histrico-da-temperatura.html

    ResponderEliminar
  4. Eu procuro algo deste género (http://nathan.chantrell.net/20111102/wireless-temperature-sensor-module/) mas pelo que vi isto é para a corrente electrico do RU que não sei se é o mesmo daqui...
    A tua solução nao é má, mas é um pouco "feia" (se é que me entendes). há alguma forma de falarmos "directamente" de forma a facilitar a minha explicação ao que procuro? é que eu nao sou mto bom em me exprimir...

    ResponderEliminar
  5. (http://nathan.chantrell.net/20111217/winode-based-wireless-graphical-display/)

    ResponderEliminar
  6. tentando-me explicar melhor...
    o que procuro, mesmo que tenha de fazer atraves de how to's ou de guias step by step é: um monitorizador de corrente electrica (ligado ao quadro electrico), um monitorizador de temperatura em cada divisão da casa que tenha tambem o consumo energetico actual, sendo que numa das divisões (sala) uma especie de monitorizador central, onde posso ver a temperatura/energia dos outros monitorizadores...
    O que existe para ai deste tipo, a preço acessiveis para que se possa ser concretizavel?

    obrigado e abraços

    ResponderEliminar
  7. Pois, a questão é que não há grandes soluções em termos de "pronto a usar". E nem vamos falar dos custos...

    No meu caso, a minha solução foi completamente artesanal - sendo o "aspecto" algo feito à pressa só para ver que os dados estavam a ser recolhidos.

    A ideia seria no futuro poder ter touchscreens por todo o lado, com interfaces bonitos (via web browser)... Mas é coisa para qual o tempo livre tem sido inexistente para concluir.
    O ideal seria usar tablets android low cost... que já se arranjam na ordem dos 100 e poucos euros, e que para este efeito, seriam mais que suficientes.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails