quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Electricidade vai Aumentar 4% em 2012

Como se os Portugueses não estivessem já a passar dificuldades suficientes, eis que em 2012 mais alguns dos seus preciosos euros vão ficar retidos na factura da electricidade.

Um aumento de 4% que até poderia parecer insignificante, não fosse o facto de muitos agregados terem que enfrentar situações complicadas de despedimentos (e sem esquecer que este será apenas um de muitos outros aumentos, que pouco a pouco vão deixando os portugueses de carteira - e bolsos - vazios; para não falar do inexistente aumento de ordenados.)


Seja como for, há que tentar maximizar o proveito mesmo quando se tratam de coisas más... e neste caso o que se pode fazer é tornar ainda mais eficiente a utilização da energia nas nossas casas. Optar por equipamentos mais eficientes, abandonar lâmpadas incandescentes gastadoras, monitorizar o consumo dos aparelhos que ficam em standby - e desligá-los da tomada fisicamente (algo que pode ser feito simplesmente usando um bloco de tomadas múltiplas com interruptor), etc.

Por escolha própria ou por obrigação... 2012 vai ter que ser um ano onde todos os cêntimos têm que ser poupados, e na conta da electricidade há que cortar com tudo o que puder ser evitado.
(Embora continue a achar uma roubalheira todas as "taxas" extra que nos são cobradas para além do real custo da electricidade. Taxa de potência contratada e afins... será que nos outros países também arranjam nomes artísticos para substituir as abolições dos alugueres de contadores???)

1 comentário:

  1. Estes 4% são falsos - são apenas um número para ser divulgado pela comunicação social e entreter o consumidor!
    Na prática o aumento é de 5% na tarifa simples e 7.1% na tarifa bi-horária!
    Eficiência e auto-suficiência são o único caminho para deixarmos de ser sugados por estes ... (como só me ocorrem impropérios, é melhor não transcrever)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails