segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Micro Módulos Z-Wave da Fibaro


Depois do domínio completo dos micromódulos X10 como forma mais económica de automatizar qualquer casa, sem grandes "chatices" ou necessidade de re-estruturar a instalação eléctrica em nossas casas, eis que parecem finalmente começar a surgir alternativas mais modernas a preços viáveis.


Estes micro-módulos Z-Wave da Fibaro funcionam de forma semelhante aos seus congéneres X10, podendo ser instalados por trás de qualquer interruptor já existente, e instantaneamente dando "inteligência" à vossa casa - com luzes, estores, motores, que passam a poder ser controlados remotamente; ou localmente, usando os botões já existentes.



Os módulos incluem:

  • Relay switch de 1.5 e 2x 1.5kW;
  • Módulo para estores;
  • Dimmer 500W (com soft-start)

Todos os módulos custam o mesmo (no Reino Unido custam pouco menos de 50€) e tornam-se propostas interessantes para quem procura automatizar a sua casa e não queira depender da tecnologia "obsoleta" que é o X10.

[via AutomatedHome]

6 comentários:

  1. A questão que se prende é, no módulo para estores com esta tecnologia é possivel saber o estado dos estores?

    No x10 não dá por ser só um sentido... e aqui?

    ResponderEliminar
  2. Enviei-lhes a pergunta, vamos lá ver se respondem...

    ResponderEliminar
  3. A resposta é um pouco críptica, mas aqui fica:
    Referente ao modulos dos shutters ter capacidade para relatar a posição onde está e ir para posições preset, tipo 30, 70%:
    "YES IF THE MOTOR HAS SW limit switch is mechanical. CALIBRATION IS AUTOMATIC."

    Já quanto à capacidade dos módulos medirem os consumos, isso está previsto para os módulos do próximo ano.

    ResponderEliminar
  4. Onde comprar esses módulos? estou em são paulo

    ResponderEliminar
  5. Boas!

    Estou em vias de comprar 3 módulos destes (fgs-223) para a minha casa. Tenho duas perguntas, não sei se me sabe(m) responder:
    - Os relays mostram o current state (on/off) na hub (uso o Home Assistant), independentemente da posição on/off dos botões físicos?
    - O diagrama de instalação que mostra no post será a forma de instalação em Portugal? Já vi imensos vídeos de instalação, e nenhum me parece ser aplicável em Portugal. Os meus conhecimentos de eletricidade são básicos, e tenho algum medo de não conseguir pôr isto a funcionar.

    Pergunta extra, na eventualidade de alguém que já tem um destes ler isto: após a instalação, cabem bem dentro da caixa do interruptor? outro medo que tenho é que não os consiga fazer caber na caixa.

    Obrigado! (:

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails