segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Micro Módulos Z-Wave da Fibaro


Depois do domínio completo dos micromódulos X10 como forma mais económica de automatizar qualquer casa, sem grandes "chatices" ou necessidade de re-estruturar a instalação eléctrica em nossas casas, eis que parecem finalmente começar a surgir alternativas mais modernas a preços viáveis.


Estes micro-módulos Z-Wave da Fibaro funcionam de forma semelhante aos seus congéneres X10, podendo ser instalados por trás de qualquer interruptor já existente, e instantaneamente dando "inteligência" à vossa casa - com luzes, estores, motores, que passam a poder ser controlados remotamente; ou localmente, usando os botões já existentes.



Os módulos incluem:

  • Relay switch de 1.5 e 2x 1.5kW;
  • Módulo para estores;
  • Dimmer 500W (com soft-start)

Todos os módulos custam o mesmo (no Reino Unido custam pouco menos de 50€) e tornam-se propostas interessantes para quem procura automatizar a sua casa e não queira depender da tecnologia "obsoleta" que é o X10.

[via AutomatedHome]

6 comentários:

  1. A questão que se prende é, no módulo para estores com esta tecnologia é possivel saber o estado dos estores?

    No x10 não dá por ser só um sentido... e aqui?

    ResponderEliminar
  2. Enviei-lhes a pergunta, vamos lá ver se respondem...

    ResponderEliminar
  3. A resposta é um pouco críptica, mas aqui fica:
    Referente ao modulos dos shutters ter capacidade para relatar a posição onde está e ir para posições preset, tipo 30, 70%:
    "YES IF THE MOTOR HAS SW limit switch is mechanical. CALIBRATION IS AUTOMATIC."

    Já quanto à capacidade dos módulos medirem os consumos, isso está previsto para os módulos do próximo ano.

    ResponderEliminar
  4. Boas!

    Estou em vias de comprar 3 módulos destes (fgs-223) para a minha casa. Tenho duas perguntas, não sei se me sabe(m) responder:
    - Os relays mostram o current state (on/off) na hub (uso o Home Assistant), independentemente da posição on/off dos botões físicos?
    - O diagrama de instalação que mostra no post será a forma de instalação em Portugal? Já vi imensos vídeos de instalação, e nenhum me parece ser aplicável em Portugal. Os meus conhecimentos de eletricidade são básicos, e tenho algum medo de não conseguir pôr isto a funcionar.

    Pergunta extra, na eventualidade de alguém que já tem um destes ler isto: após a instalação, cabem bem dentro da caixa do interruptor? outro medo que tenho é que não os consiga fazer caber na caixa.

    Obrigado! (:

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails