quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Urban OS - Sistema Operativo para as Cidades Inteligentes


Enquanto nos vamos preocupando em tornar as nossas casas um pouco mais inteligentes, há quem esteja já a trabalhar num escala bastante maior: a da criação de sistemas que permitam uma gestão eficiente e automática de cidades inteligentes.

É esse o caso do Urban OS da Living Plan It,  um sistema que integra milhares (ou até milhões) de sensores por toda a cidade e que é capaz de responder de forma imediata a toda e qualquer necessidade. Optimizando o fluxo do trânsito antes que este fique congestionado, abrindo caminho para equipas de emergência e bombeiros possam chegar aos locais dos acidentes; para além de maximizar a eficiência energética de predios e habitações conforme as necessidades... Em suma, um "big brother" gigante que - esperemos nós - trabalhará a nosso favor e não para fins mais tenebrosos.

(Eventualmente, até poderíamos olhar para todos os smartphones de todos os habitantes como potenciais sensores capaz de dar uma melhor imagem do que se está a passar: recolhendo informções sobre a temperatura, velocidade de locomoção, etc... Mas aí imagino que já se entrasse demasiado nas áreas da privacidade pessoal.)

Um protótipo desta cidade do futuro está a ser construída aqui mesmo em Portugal, em Paredes. Quado estiver concluído em 2015 esta cidade deverá acolher 225,000 mil pessoas que poderão sentir na pele o que será viver numa cidade do futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails