sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Início do Fim do X-10?


Embora continue a ser amplamente utilizado em inúmeros projectos, e seja uma das soluções mais adequadas a quem procura automatizar a sua casa sem ter que fazer grandes remodelações, todos sabemos que o X10 é, para todos os efeitos, uma tecnologia "obsoleta" concebida há muitas dezenas de anos e agora completamente ultrapassada.

E agora, parece que o X10 chega ao seu fim com a empresa X10 a entrar em insolvência e sem grandes perspectivas de poder vir a ser recuperada no futuro.

Claro que não há motivo para pânico, do lado de cá do Atlântico nunca dependemos muito da (empresa) X10, já que os módulos X10 apropriados para as nossas voltagens são habitualmente feitos por outros fabricantes (Xanura, Marmitek, etc.) - empresas que continuam a existir com boa saúde.

No entanto, nos EUA a "morte" da empresa X10 marcará o início do fim do X10 nesse continente, obrigando a que os clientes tenham que procurar alternativas, como o Z-wave e outros, mais modernos.

(Eu só não sei porque razão o Google não entra em força nesta área, já que o anuncio que tinham feito do Android @Home parece continuar sem resultados práticos que se vejam...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails