domingo, 11 de setembro de 2011

Sinais IR via HDMI


Já vimos HDMI ser enviado por cabo coaxial e até ser transmitido via wireless, mas o que vos trago hoje é algo mais simples mas que poderá solucionar alguns casos problemáticos.

Para quem prefere manter os seus equipamentos AV longe do olhar - escondidos no interior de um móvel, ou até por trás da parede - depressa se depara com o problema de como os controlar. Os tradicionais telecomandos por infravermelhos precisam de ter uma forma "visível" de chegar ao destino, o que impossibilita o seu uso nesta situação, a não ser que se recorra ao uso de receptores/conversores/transmissores destes comandos.

Este InjectIR faz algo do género, mas em vez de usar as congestionadas ondas de rádio para transmitir os sinais IR do vosso telecomando, envia-os através do cabo HDMI já existente.

Esses comandos são enviados usando o canal CEC (Consumer Electronic Control) que permite que os equipamentos comuniquem entre si, mas que na maior parte dos casos não é utilizado. Mas, uma vez que este canal faz parte das especificações oficiais do HDMI, significa que estes comandos serão transmitidos mesmo se usarem extensores HDMI.

Com um preço de $45 dólares, parece-me ser uma opção viável para muitas situações.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails