Uma das coisas que atormenta todos os que têm que utilizar equipamentos sem ligação à rede eléctrica é que, mais cedo ou mais tarde, vão necessitar que se lhe troquem as pilhas - algo que invariavelmente ocorre no pior momento possível.
Não seria bom que este tipo de aparelhos pudesse funcionar com electricidade retirada "do ar"? (E não me refiro a energia solar)
Investigadores têm feitos enormes progressos num sistema que permite gerar electricidade a partir das ondas de rádio frequência que constantemente percorrem o espaço em nosso redor geradas pelas emissões de TV, Rádio, Radar, etc.
Embora a quantidade de energia seja diminuta (estamos a falar de microwatts e milliwats), é mais que suficiente para inúmeras aplicações, como sensores de temperatura que tenham que funcionar apenas por brevíssimos instantes a cada minuto - por exemplo.
E com a evolução tecnológica, será possível capturar esta energia desperdiçada de forma cada vez mais eficiente, abrindo as portas a muitas mais aplicações.
... Estão a imaginar o que seria um dia podermos utilizar um smartphone que fosse alimentado pela ondas de rádio que o permitiam estar ligado ao mundo?... Seria o sonho de uma autonomia "perpétua"!
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário