segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tunel Solar


Pode parecer um pouco estranho falar-se de energia solar e túneis na mesma frase, mas... como irão ver dentro de momentos, faz todo o sentido.

Com mais de 3km de extensão este túnel solar foi construído para proteger a linha de combio de alta-velocidade que liga Antuérpia a Paris, protegendo a linha de árvores que poderiam cair. Mas, a sua grande novidade é que está coberto por paineis solares, com uma capacidade de geração de 1MW, suficiente para alimentar 50% da energia gasta pela estação de Antuérpia!

Estão a imaginar o que se poderia fazer se todas as linhas fossem cobertas por túneis deste tipo? Seria possível termos comboios totalmente funcionais apenas com energias renováveis... Seria uma nova revolução dos transportes.

6 comentários:

  1. É preciso descontar aí a energia gasta na construção dos painéis e na estrutura de suporte.

    ResponderEliminar
  2. Vou contar um segredo :P Estou à espera que se torne um pouco mais viável para colocar painéis solares nos estacionamentos dos supermercados do Algarve. Quando for pra frente se alguém se quiser juntar à ideia depois digo :D

    ResponderEliminar
  3. @Nuno
    Excelente ideia sem dúvida (e se a adopção dos automóveis eléctricos pegar, isso será não só uma "boa medida", como passará a ser uma medida obrigatória e essencial! :)

    ResponderEliminar
  4. Há um projecto japonês para um comboio com mini-asas que levanta uns centímetros do chão e move-se (quase)sem atrito. Para funcionar usa um túnel deste tipo que o mantém na rota. Uma ideia desse projecto é cobrir o túnel com painéis solares.

    ResponderEliminar
  5. Em minha opinião este tipo de estrutura tem duas grandes desvantagens. A primeira são os custos (se os custos de construção de uma linha "tradicional" já são faraónicos, com o acrescento de um túnel tornar-se-iam astronómicos. A segunda grande desvantagem é que a construção de um túnel retiraria visibilidade ao passageiro, não permitindo que este desfrutasse da paisagem, que é algo extremamente agradável de fazer num comboio.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. @Paulo

    Não me parece que a questão da visibilidade fosse problemática: como se pode ver pelas fotos, aquilo tem "janelas" que permitem ver alguma coisa cá fora. Aliás, imagino que fosse possível implementar este tipo de solução usando apenas pilares de suporte sem "paredes".

    Quanto aos custos, também não me parece que seja um factor negativo. O custo de uma linha para TGV, como disseste, já é astronómica: não me parece que mais uns milhões façam diferença - especialmente considerando os retornos a médio e longo prazo.
    É um investimento inicial maior; mas que depois resulta em custos de operação reduzidos para o "resto da vida".
    Daí que se possa dizer que é um *investimento*. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails