sábado, 11 de junho de 2011

Pachube


Não é a primeira vez que vos falo deste serviço que permite agregar dados sobre o tipo de medidores e sensores que possam imaginar: o Pachube.

Mas, com o recente anúncio de que o Google iria descontinuar o seu serviço PowerMeter de recolha e análise de dados de consumos eléctricos, não deixa de ser o momento ideal para se repensar a quem deveremos confiar este tipo de dados.

Logo de início, uma factor é fundamental: a possibilidade de se poder recuperar/exportar os nossos dados, para que - se algo deste tipo acontecer - podermos guardá-los e transferí-los para outro serviço.

Foi pena ver o Google a abandonar esta área, para a qual eu tinha muitas esperanças, ainda mais quando promete voltar a querer entrar em nossas casas com o Android@Home!

De qualquer forma... para os entusiastas que vão desenrascado as suas próprias soluções de monitorização de consumos eléctricos (e não só), relembro que o Pachube passa a ser o serviço mais recomendável para centralizarem os vossos dados.

2 comentários:

  1. Bom Dia,

    Para quem se quer iniciar nesta area e medir concretamente os "gastos" de determinados aparelhos existe algum aparelho que recomende?

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Para consumos de aparelhos individuais, tens medidores de tomada; para a casa toda, tens sistemas que instalam um sensor na entrada do quadro eléctrico... Dependerá do que pretendes fazer.

    Há ainda alguns que permitem monitorizar a casa toda e têm sensores adicionais de tomada - que permitirão conjugar ambas as necessidade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails