domingo, 19 de junho de 2011

Endereçamento X10

Tal como prometido no outro dia, vou entar explicar-vos mais algumas coisas sobre o modo de funcionamento do X10, um tema que inicialmente abordei em 2007 no post sobre os prós e contras do X10.

Por esta altura já deverão saber que o X10 é um protocolo já bastante "velho" e considerado por muitos como estando obsoleto. No entanto, o baixo custo dos equipamentos que o utilizam, a par da possibilidade da fácil instalação mesmo em infraestruturas já existentes, faz com que seja um dos sistemas que ainda hoje mais se utilizem quando queremos dar alguma inteligência às nossas casas.

O ponto central do X10 é a comunicação através da rede eléctrica já existente (embora também possa funcionar via rádio RF) que permite a sua utilização em qualquer casa sem que seja necessário andar a passar novos cabos. Isto faz com que seja possível colocar um módulo numa lâmpada na sala de estar, que passará a poder ser controlada a partir de um botão colocado no quarto, ou por um telecomando, ou por um computador, ou até mesmo através de um smartphone no outro lado do mundo usando a internet.

Mas hoje vamos centrar-nos na parte dos endereços do X10. Como é que, colocando 10 módulos de lâmpadas na mesma sala (ou espalhados pela casa), podemos controlar cada um deles individualmente?



O protocolo X10 permite o endereçamento de 256 equipamentos individuais, que são dividos em "house codes" e "unit codes". Ou seja, permite criar até 16 zonas em nossa casa (cozinha, sala, quarto, etc.), cada uma com 16 dispositivos individuais.

  • As zonas (house code) são representadas pelas letras de A a P;
  • Os dispositivos (unit code) são representados pelos números de 1 a 16;


Nos módulos mais antigos ou destinados a uso em locais facilmente acessíveis podemos ver um ou dois selectores nas caixas que possibilitam a selecção destes códigos; nos mais modernos, esta programação é feita electronicamente dispensando estes botões.

Assim, torna-se simples planear o posicionamento de cada módulo pela casa, atribuindo letras e números às diferentes zonas e dispositivos:

  • Sala - Zona A;
    lâmpada do tecto: A1
    lâmpada de pé: A2
  • Quarto - Zona B;
    lâmpada de tecto: B1
    lâmpada de leitura: B2
  • Cozinha - Zona C;
    lâmpada: C1
    lâmpada balcão: C2
    etc.

Mas... claro que tudo isto fica ao vosso critério.... Nada vos impede de usarem múltiplas zonas numa mesma divisão (por exemplo, colocar o estore eléctrico da sala no endereço "E1"); ou até de usarem múltiplos módulos com o mesmo endereço (por exemplo, luz que ilumina a porta da frente e das traseiras, ambas com módulos com um endereço "P5", por forma a que se liguem e apaguem com um único comando.

Espero que assim consigam decifrar os "misteriosos" códigos que vos surgem quando pesquisam por módulos e programas X10; e caso tenham mais dúvidas... é só deixarem as vossas questões nos comentários. :)

1 comentário:

  1. Caro Carlos,

    Muitos parabéns pelo blog e partilha de conhecimentos!

    Acredito que este seja muito útil a muita gente!

    Cumprimentos,

    Ricardo Azevedo

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails