segunda-feira, 30 de maio de 2011

Análise ao X10 Starter Kit da EuroX10


Graças à colaboração da EuroX10, tive a oportunidade de testar um dos seus Starter Kits X10. Um kit que se torna atractivo para muitas pessoas pois permite entrar no mundo da domótica por um custo bastante acessível (menos de 50€).

Ora bem, o X10 é uma tecnologia que utiliza a própria rede eléctrica para comunicação, e embora não seja perfeita (longe disso - como referi no artigo "O que é o X10"), tem como principais atractivos o seu (relativo) baixo custo e a possibilidade de instalação simplificada em qualquer casa sem necessidade de andar a passar cabos ou "abrir buracos" nas paredes.





Kit de Iniciação ao X10 LK15

No caso deste Starter Kit da EuroX10, todo o sistema pode ser instalado por qualquer pessoa capaz de encaixar uma tomada na parede e trocar uma lâmpada.


O kit de iniciação integra três componentes:

  • um mini comando RF com controlo para 4 equipamentos/luzes
  • um módulo de tomada, que para além de permitir controlar um aparelho ligado à sua tomada também tem a função de receber os comandos RF do minicomando
  • um módulo de lâmpada



A instalação, como disse - não podia ser mais simples: basta colocar o módulo de tomada numa tomada; e intercalar o módulo de lâmpada numa lâmpada à escolha.


Em Funcionamento

A partir deste momento, passam a poder comandar remotamente qualquer dispositivo que ligarem à tomada do módulo receptor, assim como a lâmpada que estiver ligada ao módulo da lâmpada.
O comando enviado por radio-frequência do mini-telecomando é captado pelo módulo receptor de tomada, que reenvia esse comando via X10 para a rede eléctrica para que outros módulos na vossa casa os possam receber.


Para ligarem e desligarem o equipamento que estiver ligado no módulo de tomada, basta pressionarem o botão on/off no endereço número 1 do comando.


Ligar e desligar a lâmpada é feito através dos botões on/off número 2. Tal como disse, o comando é recebido pelo módulo receptor, e reenviado pela rede eléctrica até chegar ao módulo da lâmpada.





Considerações a ter em Conta

É pena que o módulo de lâmpada de rosca fornecido não tenha capacidade de "dimming", ou seja, controlar a intensidade da luz através dos comandos "brighten" (mais brilhante), e "dim" (menos brilhante) disponíveis no comando. Isso permitiria uma melhor percepção de uma das principais diferenças entre o conceito de módulos de lâmpadas e módulos de equipamentos. Mas, considerando-se que é um kit de iniciação, imagino que se possa desculpar isso.

Outro ponto negativo que se torna mais "chato", é que ao utilizarem este módulo de rosca na lâmpada, terão que deixar o actual interruptor dessa lâmpada na posição "ligado", para que o comando enviado pela rede eléctrica lá chegue. Isso impossibilita também que possam usar o interruptor ou comutador de parede para controlar a lâmpada da forma tradicional. Essa lâmpada passa a ser controlada apenas através do comando.

(Claro que num sistema mais funcional, há inúmeras formas de "dar a volta" a este problema, quer através da utilização de micromódulos X10, que ficam por trás dos interruptores, ou através de interruptores X10 que substitutem os vossos interruptores. Em ambos os casos, as lâmpadas passariam a poder ser controladas localmente através dos interruptores na parede, ou através de telecomandos ou comandos enviados por um PC ou outro controlador.)


Porquê o X10?

Nesta altura alguns de vocês poderão perguntar: "Mas então, porque não usar aqueles outros conjuntos de módulos de lâmpadas com telecomando de baixo custo que se encontram nas lojas?"


O principal problemas desses módulos proprietários é a de não vos dar grandes hipóteses de expansão no futuro. Com um sistema X10, têm a garantia de poderem continuar a crescer e acrescentar módulos, sempre que quiserem, e de futuramente os usar em conjunto com outros sistemas mais fiáveis que possam adicionar (Zigbee, Zwave, etc).
Os módulos X10 e comandos são totalmente configuráveis, permitindo que adicionem mais módulos e os controlem individualmente ou em conjunto (poderiam comprar mais módulos de lâmpadas e colocá-los no mesmo endereço, para que com um único toque acendessem/apagassem várias lâmpadas, por exemplo), etc. etc.

Claro que, as coisas começam a tornar-se mais interessantes quando chegarem ao ponto de usarem um interface X10 com o PC, que permite expandir as possibilidades de forma quase ilimitada: desde o controlo remoto dos vossos equipamentos e lâmpadas a partir de qualquer ponto do mundo via internet (ou através dos vossos smartphones), o controlo dos estores eléctricos, a temporização para acender/apagar coisas de forma temporizada (ou usando o nascer e pôr-do-sol como referência), usar sensores para detectar presença e movimento - e também usá-los como sistema de alarme - e muito mais.

As possibilidades são imensas, mas é sempre necessário dar o primeiro passo - e para isso que estes kits de iniciação servem. Sem dúvida que, para muitos, será apenas um aperitivo que "sabe a pouco"; mas é o mínimo essencial para quem quiser determinar que tal o X10 se comporta em sua casa, e garantir que tudo funciona como é suposto, sem ter que investir uma quantia considerável.



E para terminar, uma excelente notícia que vos irá agradar. A EuroX10 disponibilizou o kit em análise para que fosse oferecido a um dos leitores do "A Minha Alegre Casinha", pelo que... mantenham-se atentos, pois nos próximos dias iremos ter um passatempo que vos vai dar a oportunidade de entrarem no mundo do X10 sem terem que gastar um único euro! :)

6 comentários:

  1. Quando li "usarem um interface X10 com o PC, que permite expandir as possibilidades de forma quase ilimitada" fiquei logo com os neurónios em ebulição :p

    ResponderEliminar
  2. Nem tudo são rosas. O X10 é inseguro (uma piada em termos de segurança informática) e misturado com redes sem fios, faz-me pensar varias vezes no que eu estaria a meter-me. Não fosse a segurança física das instalações, a segurança lógica poderia estar seriamente comprometida.
    Há protocolos de domotica, bem mais paranóicos como o INSTEON. Contudo é o mais usado, usável, simples e barato.

    ResponderEliminar
  3. Vi este sistema, que utiliza um nível de domótica mais avançado, numa feira em lisboa e pareceu-me bastante interessante e económico:

    http://kelius.eu/pt/

    Fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  4. @Anónimo
    Interessantes são quase todos (económicos é que é mais raro). ;)

    Mas a questão principal é - para mim - não recorrer a um sistema proprietário.
    Quem nos garante que esse "kelius" existirá daqui por 10 anos, quando um dos módulos avariar?

    Daí que me pareça mais apropriado optar por tecnologias multi-marca/fornecedor, que estejam livremente disponíveis no mercado e que possam ser facilmente subsituíveis a qualquer momento.

    ResponderEliminar
  5. o link para www.eurox10.com não funciona

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails