domingo, 10 de abril de 2011

Torneiras Automáticas com Bactérias

Se são paranóicos com a limpeza e têm horror de tocar numa torneira, eis um estudo que vem deitar água na... torneira.

Aparentemente, as torneiras automáticas que dispensam o toque para operar não oferecem segurança acrescida face às torneiras manuais. Pelo contrário, devido aos mecanismos mais complexos no seu interior, tornam-se num campo fértil para bactérias, sendo "piores" que as torneiras tradicionais.

Neste estudo, os resultados foram esclarecedores e levaram à retirada imediata deste tipo de torneiras dos hospitais; já que 50% das torneiras automáticas estavam contaminadas - em comparação com apenas 15% das torneiras manuais.

Pior ainda, mesmo depois de terem sido desinfectadas, 29% das torneiras automáticas permaneceram com bactérias face a 7% no caso das manuais.

Nem sempre o que é automático é bom. E agora interrogo-me se o mesmo tipo de coisa se poderá aplicar às torneiras termoestáticas... hummm....

7 comentários:

  1. Muito interessante esta notícia. Não fazia ideia. Que tal umas torneiras revestidas a prata para matar as bactérias? Claro que o preço seria outro..

    ResponderEliminar
  2. Revestir o interior destas torneiras com prata não seria de facto má ideia. E não seria precisa assim tanta prata. Parece-me que a solução vai passar por isso e por redesenho que minimize os locais de acumulação de bactérias (arredondar cantos, remover arestas e encaixes).

    De resto a notícia até diz, e bem, que o risco para pessoas saudáveis é mínimo.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se prata seria bom para este efeito, uma vez que oxida muito facilmente.
    (Por alguma coisa nas "arábias", a moda é torneiras de ouro... ;)

    ResponderEliminar
  4. A ideia era usar prata como revestimento interior. Não importa se oxidar e "ficar feio", desde que impeça a acomulação dos microorganismos.

    ResponderEliminar
  5. A minha dúvida era sobre se a prata oxidada continuaria a ter as mesmas propriedades anti-bacterianas. (Não sou especialista na área... :)

    ResponderEliminar
  6. Creio que sim. Segundo li os tanques de água dos navios e aviões costumam ser revestidos a prata precisamente para manter a água potável durante mais tempo. Ora, se a oxidação reduzi-se a eficácia da prata, o efeito não ia durar muito.

    ResponderEliminar
  7. O ideal era torneias não automáticas, só que em vez de termos de as activar com mão, passava a ser com o pé!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails