segunda-feira, 4 de abril de 2011

Poupador de Electricidade

No seguimento do V-Phase poupador de electricidade que vos apresentei no outro dia, hoje apresento-vos um aparente aparelho "milagroso" que promete igualmente reduzir os consumos eléctricos em toda a vossa casa... bastando para isso ser ligado a uma qualquer tomada.

É isso mesmo que apregoa esta pequena caixa disponível no Ebay por um preço inferior a 2€.

Supostamente, este pequeno dispositivo poderá poupar até 33% no consumo eléctrico - mas, não havendo informações concretas sobre como o faz (falam apenas em "estabilização da corrente"), imagino que seja um aparelho que faça o "power factor correction", e que portanto ajudará apenas no caso de cargas reactivas (como motores, frigoríficos, ar-condicionado, etc), e não no caso das resistivas (lâmpadas, aquecedores, etc.)

Seja como for, considerando o seu baixo custo, se tiverem algum tipo de equipamento com motores - particularmente os mais antigos; já que supostamente os electrodomésticos mais recentes já virão equipados com circuitos deste tipo para melhorar a sua eficiência energética - não custa nada experimentar.

6 comentários:

  1. Hummm, soa-me a banha da cobra. Seja como for, tenho quase a certeza que a EDP não cobra a potência/consumo aparente mas sim a realmente consumida. Isto para particulares, para empresas é diferente...

    ResponderEliminar
  2. As soluções milagrosas para poupar energia têm proliferado. Na industria e serviços tem aparecido equipamente que prometem resultados fantásticos e têm uma coisa em comum. Não explicam o milagre. É impossivel um equipamento deste tipo poupar kWh. Neste caso vendo o filme, este dispositivo é um condensador que fornece a energia reactiva que os balastros consomem. Baixar a corrente não significa baixar os kWh. Note-se que nas nossas casas a energia reactiva não é contabilizada nem facturada

    ResponderEliminar
  3. Não sei se estou a pensar de forma correcta, mas para o cidadão comum corrigir o factor de potência só serve para diminuir a correte (reactiva) que circula nos conducres. Como os contadores que temos em nossas casas apenas medem a potência activa não nos vai diminuir a conta.

    ResponderEliminar
  4. Rui, a energia activa (aquela que produz trabalho) é medida e facturada em kWh. A energia reactiva não é facturada nas nossas casas porque uma habitação tem um valor médio de consumo de reactiva muito baixo. Compensar a reactiva tem impactos positivos nas redes de transporte e distribuição e é por essa razão que os grandes consumidores a pagam (a partir de um certo limite). Este dispositivo de certeza que aumenta o consumo, já que têm uns leds e é capaz de aquecer qualquer coisa

    ResponderEliminar
  5. este aparelho é fake.

    Peguem nos dois euros e tomem um café.
    Existem outros modelos que aparecem no youtube etc... como power saver que custam mais de 100 euros.
    Ora...
    Em Portugal os nossos contadores não medem a energia reactiva (os domésticos), logo é chover no molhado.
    Mas se quiserem tirar as duvidas, façam como eu contactem as empresas que operam em Portugal ( certificadas ) nesta área para proporem uma solução para a vossa casa nem que hipoteticamente custe mais de mil euros.
    Logo vêem a resposta :)
    Temos de saber filtrar a informação que aparece de forma milagrosa.
    Mas se quiserem gastar os dois euros, pode ser que funcione tipo placebo..hehe..

    J. Amaral

    ResponderEliminar
  6. Os TI's dos contadores estão calibrados para medir os picos ou a média?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails