quarta-feira, 10 de novembro de 2010
LEDs a "Jacto" da GE
Se não estão a ver o que LEDs e motores a jacto têm em comum (não se preocupem, que eu também não estava a ver) nada como olhar para esta lâmpada LED de alta-potência da GE para se ficar a perceber.
Efectivamente, por muito eficientes que sejam os LED, ainda sofrem de um problema "grave": o aquecimento excessivo.
Aquecimento esse que obriga a que os leds de alta-potência tenham invariavelmente que surgir acopolados a dissipadores térmicos...
Mas eis que a GE teve outra ideia: também os motores a jacto sofrem do mesmo problema: temperaturas excessivas que têm que ser controladas e reguladas; e nada melhor que aplicar esses ensinamentos aos LEDs.
graças a essas técnicas, a GE conseguiu criar uma lâmpada LED de 1500 lumen equivalente a uma lâmpada de halogéneo de 100W, mas gastando apenas 1/3 da energia.
Esperemos que estes sistemas chegem ao mercado rapidamente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mas eu sempre pensei que os LED aqueciam menos (descobri faz um mês por um amigo que estava enganado), ou é só os LED de alta potência que aquecem assim?
ResponderEliminarAquecem menos, e há muitos que são praticamente frios em utilização a tempo inteiro - tenho aqui umas lampadas LEDs de 3W (equivalentes prai a 20W) que nao aquecem nada.
ResponderEliminarNo entanto, no caso dos LEDs de alta potencia... a conversa é outra... e precisam de bons dissipadores.
quando falas em 100W, referes-te a incandescente de 100W ou fluorescente de 100W?
ResponderEliminarLâmpada de halogéneo.
ResponderEliminar