terça-feira, 7 de setembro de 2010

Porque se fundem as Lâmpadas ao Ligar?

Embora a tecnologia vá evoluindo, e agora as lâmpadas CFL e LED comecem a substituir as lâmpadas de filamento incandescentes, certamente já se interrogaram porque motivo a maior parte delas se funde exactamente no momento em que as ligam?


Afinal, se nos dizem que as lâmpadas duram "X" horas, seria de esperar que as lâmpadas se fundissem enquanto estivessem ligadas - conseguir fazer coincidir o momento final da lâmpada com o acto de a acender seria uma hipótese semelhante à de acertar no EuroMilhões!

Mas então, porque razão a grande maioria se vai no preciso instante em que carregamos no interruptor?

E o motivo é que o filamento de tungsténio que se encontra no interior da maioria das lâmpadas incandescentes não gosta nada dos primeiros momentos em que a electricidade começa a fluir.
O tungsténio aumenta a resistência à electricidade à medida que a sua temperatura sobe - o que faz com que aqueles momentos iniciais, enquanto se encontra "frio", sejam bastante violentos para a sua estrutura.

Com o passar do tempo, e destes ciclos de desligar/ligar, aquecer/arrefecer, o filamento vai-se deteriorando... até chegar ao fatídico dia em que, perante um derradeiro ligar, deixa de ser capaz de suportar este stress físico inicial e se quebra... deixando-vos com uma lâmpada fundida.

(Num assunto relacionado, é por isto mesmo que eu sempre fui fã dos sistemas com "soft-on", que acendem a lâmpada gradualmente, minimizando este choque inicial - mas os fabricantes estão mais interessados em vender mais lâmpadas, deixando a factura aos consumidores...)

5 comentários:

  1. Outra pergunta interessante fazer é perguntar porque se fundem as lâmpadas CFL tal como se fundiam as de filamentos. É que, apesar das promessas de vida mais longa das CFL, na prática estas promessas deixam muito a desejar...

    ResponderEliminar
  2. @Axxantis

    É uma boa questão, e novamente tem a ver com o "stress" da fluxo inicial de corrente - que se torna crítico quando a electrónica de controlo foi feita de forma económica.
    Mas é uma verdade que não se vê publicitada - com ligar/desligar constante, uma CFL dura muito menos do que anunciado.
    (Nesse aspecto os LEDs são muito mais robustos.)

    ResponderEliminar
  3. O problema é que a (relativa) pouca duração das lâmpadas CFL face ao que é publicitado é uma constatação que se pode verificar até nas lâmpdadas mais caras, que teoricamente deveriam utilizar balastros electrónicos de boa qualidade!

    ResponderEliminar
  4. Eu por causa dessas coisas, comecei a marcar a data de "estreia" no balasto, para poder contabilizar isso.

    A única coisa que sei, é que umas CFL "chinesas" nem duraram 3 meses; mas desde que mudei para umas Philips... ainda não tive que trocar nenhuma (com uso normal - houve uma que se foi rapidamente, mas foi na fase maluca dos meus sensores de movimento, que faziam "pisca-pisca" continuamente durante horas.)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails