quarta-feira, 23 de junho de 2010

Fantasmas X-10

Como devem saber, eu sou um ávido utilizador do X10. Tecnologia antiga e com sujeita a vários problemas, mas que, com o devido cuidado, se torna numa solução simples e económica de implementar.

Desde que instalei os diversos módulos X10, já lá vão quase 3 anos, contam-se pelos dedos de uma mão os casos de activações fantasma - ou seja, alguma coisa acender ou apagar, ou um estore que se abrisse ou fechasse sem ser comandado.
Porém, ontem passei por um episódio curioso. Era quase meia-noite quando, sem qualquer explicação, todos os estores começam a abrir e fechar sozinhos de forma aleatória!

Depois do período de surpresa inicial, comecei a tentar perceber o que poderia estar a causar aquilo:

O primeiro passo foi desligar o receptor RF - que embora utilize comunicações encriptadas, talvez pudesse estar a receber informações erradas (ou de um telecomando defeituoso.)
Mas nada... os estores continuavam a "bailar" sozinhos...

Segundo passo; desligar o CM11, que tem algumas macros temporizadas para abrir e fechar os estores sozinho - e que poderia estar corrompido de alguma forma... Mas nada, continuava tudo sem efeito.

Com isto tinha eliminado todas as fontes de comandos "internas"... e estava a ficar sem ideias.

Seria algum sinal proveniente de algum vizinho e que, de alguma forma, estaria a conseguir passar pelo quadro eléctrico? (Não era provável, mas...)

Mas eis então que, na minha ronda pela casa, a tentar parar os estores, ouço algo estranho vindo da sala...

... um ligeiro zumbido anormal, disfarçado pela "barulheira" que a caixa da ZonBox insiste em fazer mesmo estando desligada...

Afinal, o que era?

Era a porcaria de um interruptor de uma lâmpada que tinha ficado a meio curso e estava a "fritar"... faíscando por todo o lado, e causando enorme interferência na rede eléctrica e consequente maluquice dos módulos X10.

Porcaria de interruptores! Tanta tecnologia, e continuamos com comutadores que nem sequer são capazes de ligar e desligar sem faiscar. Já era tempo de termos interruptores com relés de estado sólido!
(E até imagino que os haja... mas não sei a que preços... Outra alternativa seria substituí-los todos por micro-modulos X10, que também já resolvia o assunto.)

Mas pronto, fica o aviso... se alguma vez tiverem problemas com o X10, pode estar a ser causado por algo tão simples quanto um interruptor mal "posicionado".

4 comentários:

  1. Imagina os momentos passíveis de serem corrompidos (ou não) por este fenómeno....:)

    ResponderEliminar
  2. Enquanto não "incendiou" o interruptor já foi sorte! :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda recomenda o X10 ou está a pensar em mudar de tecnologia?
    Deixo a sugestão para um post sobre o estado da domótica.
    O X10 morreu? Para uma tecnologia DIY em Portugal (pelo menos) praticam-se preços exorbitantes!
    Será o PLC uma alternativa?
    Insteon alguma vez chegará à Europa?
    O KNX para DIY? Isto sim seria um grande post :D farto-me de procurar na NET, mas está em alemão (e o google translate não ajuda muito)

    Peço desculpa se cometi alguma incorrecção, não sou especialista em domótica, apenas um utilizador interessado que aprende graças a blogs como este!

    Parabéns e continuação de bons posts!

    ResponderEliminar
  4. Sim, continuo a recomendar, principalmente pelo seu baixo custo - e, tendo alguma atenção à forma como se utiliza, conseguem-se minimizar os eventuais inconvenientes desta tecnologia já "velhota".
    De qualquer forma, convém relembrar que os micromodulos agora utilizados são por si só mais resistentes a interferências, e então no caso dos módulos com comunicação bidireccional há ainda essa fiabilidade acrescida.

    Quanto aos outros protocolos mais recentes, sofrem principalmente pelo seu custo elevado, que assusta quem pretende começar "devagar".

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails