sexta-feira, 14 de maio de 2010

Custo da Electricidade em Portugal

Se pensam que a electricidade está cara, fiquem sabendo que afinal está bem barata. O problema não é o custo da electricidade... mas todas as taxas que lhe são acrescidas.

"Por cada euro pago na factura eléctrica de cada um dos cinco milhões de consumidores domésticos, 31 cêntimos destinam-se a pagar a energia consumida e o seu fornecimento, 27 cêntimos vão para o uso de redes e gestão do sistema e 42 cêntimos servem para custear um bolo crescente de subsídios a várias entidades."

... mas vindo de um país onde a troca de semântica mantém tuda na mesma - deixa de se pagar o aluguer do contador, passa-se a pagar a taxa de potência contratada(!) - já nada nos pode surpreender.

7 comentários:

  1. Mas supostamente não iria ser proibido só mudar o nome à coisa?
    Pois supostamente….

    ResponderEliminar
  2. De que te queixas amigo, em Portugal tudo e perfeito, certo?

    ResponderEliminar
  3. Nunca ninguém disse que tudo em Portugal é perfeito... e penso que será seguro afirmar que *nenhum* outro país o seja. :)

    É fácil dar com casos flagrantes em qualquer um deles... Aliás, basta ver os noticiários de cada país, que só se preocupam em dar "más notícias".

    ResponderEliminar
  4. Não é o que diz aqui; Lucros da EDP atingiram 1.212 milhões € em 2008 à custa de preços superiores aos da UE e de impostos reduzidos. Isto com dados de 2008... "se a EDP tivesse vendido em Portugal o gás e a electricidade aos preços médios da União Europeia, os portugueses teriam pago menos 224,4 milhões de euros"

    ResponderEliminar
  5. A mim que sou de economia, o que me faz confusão mesmo é, todos os anos vir a notícia que por os preços estarem tabelados por baixo, e por isso existir um défice na EDP e a DM da EDP diz-me o contrário. Se calhar tirei o curso errado :S

    ResponderEliminar
  6. Também é necessário salientar que em Portugal a energia é produzida essencialmente à custa de carvão gás e gasóleo, enquanto noutros países utilizam nuclear que fica substancialmente mais barato. isto sem contar com o propaganda das renováveis em que todos nós pagamos, ou iremos pagar, a energia a 3 vezes o seu custo actual.

    ResponderEliminar
  7. Nuclear fica mais barato mas é inviável num país com o nosso track record em buracos e derrapagens orçamentais. Só daqui a 50 anos é que acabávamos de pagar a factura.. basta ver que até na suécia, a siemens já vendeu a participação que tinha, mesmo perdendo 300 milhões.
    A electricidade cá é produzida essencialmente com gás, carvão e gásoleo.. no entanto como importamos quase 80% da electricidade consumida, a forma de produção e os custos ambientais são menos significativos. Grande fatia da energia que compramos vem da central de França.
    Só podemos começar a investir fortemente na produção de renováveis, quando tivermos tecnologia viável e não ao actual triplo do custo. Que como se vê pelo gráfico, não se traduz directamente na nossa conta.. Claro, cuidado com as tecnologias chave-na-mão que o governo impinge com custos de manutenção excessivos. Mas devemos, isso sim, investir agora no desenvolvimento das mesmas (eólica, solar e ondas) e acima de tudo na Efacec, que pode ter um papel determinante nas perdas e armazenamento.. por alguma razão foram levados para os USA de forma a actualizarem os transformadores daquela rede dos 70's.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails