domingo, 16 de maio de 2010

Isolamento Sonoro - Estúdio em Casa

Aqui está um tema que me é muito querido, e que junta duas coisas que se podem pensar opostas mas que estão directamente relacionadas: o silêncio e a música.

Embora quem viva em "casas" poucas ou nenhumas vezes terá tido necessidade de se preocupar com o barulho que faz, para quem vive num apartamento as coisas são bem diferentes.
Qualquer pessoa com pretensões musicais pode ver a sua "carreira" arruinada por vizinhos fartos do seu barulho; ou então, mesmo sem música ao barulho, pode dar-se o caso de quererem simplesmente um pouco de silêncio em vossa casa.

É aqui que entra o isolamento sonoro - ferramenta essencial não só para quem pretender construir um estúdio em casa, como também para todos aqueles que procuram ensinamentos sobre como reduzir o barulho exterior que lhes chega aos ouvidos.

O site instructables tem vários projectos bastante interessantes, como construir um estúdio num apartamento ou construir um estúdio à prova de som.
 

O maior "problema" é que, ao contrário do ar, onde um pequeno buraco permite apenas uma passagem proporcional da quantidade de ar...

 ... no caso do som, mesmo um pequeno orifício permite que as ondas sonoras sejam suficientemente incomodativas!


Claro que muitas das sugestões dadas, piso flutuante com  isolamento, tratamento das paredes, tectos, e portas duplas e isoladas, não farão muito sentido para quem pretender simplesmente insonorizar o seu apartamento (e não construir um estúdio "completo".)

Para além disso, há que ter a noção de que há limites do que se pode atingir: sons transmitidos pela estrutura do prédio serão praticamente impossíveis de filtrar completamente (do tipo: ter um vizinho a arrastar móveis ou cadeiras num chão de tijoleira mesmo sobre as vossas cabeças.)


No meu caso concreto, morando a poucas dezenas de metros de uma SCUT (brevemente a pagar) com tráfego intenso, a caixalharia simples - com vidro duplo - era insuficiente para abafar som dos veículos que passavam. A solução foi instalar uma caixilharia dupla, que reduziu drasticamente o ruído e me permitiu passar a dormir descansado sem ficar a "contar automóveis."

Mas isto do som tem uns pormenores "engraçados"...

Assim que coloquei a caixilharia dupla nos quartos e salas, reparei que... conseguia ainda ouvir os veículos a passar! Como?
Simples... o som entrava pelas janelas da cozinha (sem caixilharia dupla), passeava pelos halls, até chegar ao quarto. Claro que isto acontece apenas se deixar todas as portas no percurso abertas...

Então, fechei-as... e... eis que novamente o som dos veículos surgiu novamente, mais ténue e ecoado...

Por onde vinha agora? Pelos respiros da casa de banho, e novamente obrigando-me a fechar a porta bem fechada para que pudesse ter silêncio (quase) absoluto.

É esse um dos maiores dilemas da busca pelo silêncio... por cada "buraco" que tapem, vão reparar que outro mais pequeno surge no seu lugar. E se deixarem de ouvir um "barulho", passarão a ouvir outros que nem tinham percepção até aí.

Mas... eu também posso ser um pouco exagerado... até um relógio de pulso a fazer "tic-tac" à noite no quarto é suficiente para imediatamente o transferir para noutra divisão... :)

1 comentário:

  1. Não esquecer que não são só os sons aéreos a se transmitirem, mas também os sons por percussão. E as próprias caixilharias costumam ter uns furos tanto para renovação do ar como para retirada da água condensada. Portanto, isolamento sonoro, é daquelas coisas difíceis de alcançar na totalidade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails