quarta-feira, 21 de abril de 2010

Évora acolhe Contadores Inteligentes da EDP

Parece que finalmente se dá o primeiro passo no sentido de modernizar a nossa rede eléctrica. Évora será a primeira cidade nacional a ser equipada com contadores eléctricos inteligentes no âmbito do projecto InovCity.

Serão 31 mil contadores inteligentes que permitirão uma ligação empresa-cliente em tempo real; permitindo um melhor controlo da distribuição de electricidade, e a informação imediata dos consumos dos clientes.

Para os clientes microgeradores de energia, estes contadores permitirão também saber quanta energia está a ser injectada na rede.

Este projecto InovGrid de Évora foi resultado de uma parceria da EDP com o INESC Porto, a EFACEC e a JANZ - e espero que possa ser rapidamente ampliado a todo o país. (Já que não me apetece esperar até 2020 - data em que a EDP pretende ter metade das casas "actualizadas - ou mais para ter um destes contadores!)

16 comentários:

  1. 2020 ? Pois... e entretanto toca a estourar com valores em estimativas. Está certo que todos têm ao seu dispôr a linha para comunicar leituras, mas deveriam era vir ler todos os meses.

    Será que os clientes podem usar esses valores de alguma forma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OCC EDP

      Boa noite a nivel de recolha de leituras so é feita de tres em tres meses e alguns anos era so de seis em seis , se na fact aparece estimativa pode ligar o apoio comercial ou é rectificado no mes seguinte.

      Eliminar
  2. Podem consultar mais informação em http://www.inovcity.pt

    ResponderEliminar
  3. Penso que eles ja fazem isso ca nos States?
    Tenho quase a certeza...

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar
  4. É provável que haja zonas que o façam, mas duvido que esteja implementado a 100% em todo o país. :)

    ResponderEliminar
  5. Só em 2020 é que vão deixar de cometer a ilegalidade de facturar estimativas?
    Lindo.

    ResponderEliminar
  6. Ainda em Janeiro ou o camandro recebi uma factura da EDP de 200 e tal euros...

    E eu nem sequer pus os pes em minha casa entre Novembro e Janeiro (exceptuando 1 curta semana no Natal)...

    Depois devolveram-me 100 e tal euros...mas mesmo assim, estou a ser fornicado de certeza.

    ResponderEliminar
  7. Sou um leitor atento ao seu blog, pelas inovações que nos mostra e que também usa na prática.
    Mas gostaria que criasse um tópico sobre os quadros ATI/ITED, para saber quais os benefícios e malefícios, e talvez qual o fornecedor de Internet e Tv mais aconselhável ou mais preparado para um sistema desses.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. @Anónimo
    Fica a sugestão feita. Por norma não gosto de me meter demasiado na parte burocrática dos requisitos das instalações/quadros.
    De resto, nem é questão de haver benefícios ou malefícios: são coisa que actualmente estão especificadas e *têm* que ser implementadas nas novas construções - mesmo se por vezes acabam por não facilitar tanto as instalações nos casos práticos como se gostaria.

    Mas... vou falar com alguns colegas e ver se compilo informações suficientes para escrever sobre isso. :)

    ResponderEliminar
  9. Mais pessoal pó desemprego

    ResponderEliminar
  10. Essa desculpa do desemprego já cansa um bocado, não? Desde a invenção da roda que certamente muitos se queixarão de cada novo "avanço" como sendo calamitoso - e após milénios - vê-se que ainda por cá andamos...

    É uma questão de ver as novas oportunidades que cada novo avanço permite; em vez de ficar a chorar pelo trabalho inglório que se torna obsoleto.

    ResponderEliminar
  11. estes contadores em nada servem ou beneficiam o cliente. no meu caso tenho 60 Amp no contrato e até à mudança do contador nunca se me disparou o quadro eléctrico nem uma vez. agora tenho que pensar o que vou ligar. já veio a minha casa a assistência e verificou que este quadro limita em muito os 60 Amp que tenho no contrato e ainda assim nada puderam fazer. a solução dizem eles, passa por aumentar a potência contratada ... ora digam lá o que é que a EDP quer ? será mais dinheiro ! tenho a certeza que sim. aconselho a adiarem a mudança o mais que puderem, se eu soubesse o que me esperava não tinha mudado, nem pensar.

    ResponderEliminar
  12. Caro Paulo Parreira,
    Não podia concordar mais consigo!
    Existem centenas de queixas iguais... eu própria senti isso na pele... a partir do momento em que deixei instalar nova e "bonita" energy box o quadro dispara a torto e a direito... mais grave são os consumos! Esses também dispararam! É mais uma burla da EDP - a empresa que tem milhões e milhões de lucro à conta dos portugueses! A energia eléctrica que é um elemento essencial e básico na vida de todos, faria se não fosse! O custo da electricidade já é aquilo que é em Portugal, ainda para mais agora roubam de outra forma! Ai se eu soubesse... Tenho informação que chegam cerca de uma centena de queixas diárias à EDP. E a EDP o que faz? Envia um piquete ao local e diz sempre que está tudo bem! Informo o cliente que este deve contratar mais potência (mais dinheiro para a EDP, claro!), que vai completamente contra tudo o que eles anunciam no site do INOVGRID/INOVCITY: que os consumidores vão poder baixar consumos e custos, blá blá blá... Devia ser formado um movimento contra isto!

    ResponderEliminar
  13. Li agora que os contadores inteligentes são intensamente radioactivos, por sinal o contador da minha casa está colado ao meu quarto e é o único contador existente no edifício em que moro, um edifício de apartamentos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Meireles

      Onde leste isso? E em que pressuposto se baseiam para fazer tal afirmação?

      Logo à partida, conhecendo minimamente o tipo de material necessário para fazer um contador, nada contém que seja prejudicial à saúde.


      Parece-me que isso poderá ter a ver com aquilo da transmissão de dados via powerline, e que alguns argumentam ser prejudicial para a saúde.

      Mas a verdade é que até ao momento, e que tenha conhecimento, não existe nenhum estudo credível que tenha conseguido provar que as transmissões powerline tenham qualquer impacto na saúde (e aqueles que são usados têm alguns argumentos completamente falsos que fazem logo com que sejam atirados para a categoria dos "mitos da internet").

      Mas, é verdade também que neste tipo de coisa nunca se sabe (houve tempos em que também se recomendava a radioactividade como sendo boa para a saúde, e se usava raios-X a torto e a direito).

      Pessoalmente, a ter que me preocupar, preocupar-me ia mais com o facto de termos dezenas de hotspots WiFi num prédio do que com as powerline. E vamos lá ver se daqui por umas décadas não se sem a demonstrar que as transmissões de rádio/TV/WiFi/3G/4G, etc... São afinal muito más para nós...

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails