domingo, 14 de fevereiro de 2010

TRENDNet TV-IP422W - Câmara IP Wireless

Escrito por Mário Armão Ferreira e originalmente publicado na PCMANIAS.
A versão que se segue foi editada e encurtada - pelo que, para uma análise detalhada, aconselho-vos a visitar o artigo original na íntegra.

TRENDNet TV-IP422W - Câmara IP Wireless com audio de 2 vias


Neste artigo iremos falar sobre uma câmara de vídeo-vigilância IP wireless, capaz de comunicação áudio de 2 vias e movimentação livre por intermédio de um motor interno, o denominado PTZ (Pan, Tilt, Zoom.)

A câmara nas fotos é a TV-IP 422w da Trendnet, uma marca Americana sediada na Califórnia com 17 anos de experiência no ramo, possuindo filiais na América central, América do Sul, Europa e Ásia.

A TV-IP422w é uma câmara wireless, suportando as normas 802.11b e 802.11g. Está equipada com 32 MB de ram e um processador ARM 9, que lhe permitem total autonomia de funcionamento. Possui ainda sete leds de infravermelhos, para filmagens de dia e de noite, anunciado a marca uma visão nocturna perfeita até 5m (8 m de alcance), com 0 lux. Possui igualmente sensor de luminosidade para activação automática dos infravermelhos.


 
CARACTERISTICAS E LIGAÇÕES

A câmara possui capacidade de rotação de 330º na horizontal e 105º na vertical, e tem uma lente com abertura de 64º o que permite uma excelente cobertura.
A câmara pode memorizar até 8 ângulos de visualização que são assumidos com um simples click de rato no respectivo local do menu principal. A opção de auto patrulha permite-lhe correr todos os ângulos pré definidos, o que é feito igualmente com um único click. A câmara pode ainda ser movida livremente pelo utilizador e fazer zoom até 3x. A focagem da lente é manual.
Menu Principal

A TV-IP422w é uma câmara bastante sólida e com uma qualidade de construção que inspira confiança. O seu motor é rápido e silencioso.

Nas traseiras da câmara podemos ver uma porta ethernet 10/100 Mbits, uma porta GPIO, a ligação para a antena Wireless, o adaptador de energia para ligação do transformador, e uma saída áudio na forma de um jack de 3.5mm.


Para finalizar as ligações da TV-IP422w temos a porta USB situada na lateral da mesma. Esta possui três funções: Actualizações de firmware, obtenção de dados automáticos de rede para configuração de redes Windows, e como ligação de uma drive USB onde pode armazenar imagens (dispensando o uso da Internet ou pastas partilhadas na rede.)



A INSTALAÇÃO
Após a colocação da antena na parte traseira, e a ligação à tomada, a IP422w está pronta para ser usada. O primeiro passo é a atribuição de um IP, o que convêm ser feito com a câmara ligada em rede por cabo. Para tal usamos o software IPSETUP..



CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS
Uma vez a câmara com um IP atribuído e toda a configuração feita, esta pode ser acedida via wireless. O acesso deverá preferencialmente ser feito com o uso do Internet Explorer, dado que certas opções não essenciais e que podem ser activadas remotamente de forma opcional, como a comunicação áudio, recepção áudio, captura de vídeo, captura de frames e funções de Zoom só estão disponíveis nesse browser por utilizarem comandos active X.
 
De resto, a maioria das configurações e funcionalidades essenciais da câmara podem ser acedidas de qualquer browser com suporte JAVA. O menu principal apresenta o seguinte aspecto.

(Para uma descrição detalhada dos menus de configuração... saltem até ao artigo completo)


A opção “Vídeo” trata da configuração dos Streamings Vídeo, sendo que esta câmara permite a saída do vídeo em três formatos diferentes, Mjpeg, Mpeg4 e 3Gpp.


No “Event Server” podemos configurar o servidor de e-mail, de ftp, e um disco/pen drive de rede para receberem imagens em caso de eventos detectados pela câmara. O suporte a discos de rede é feito por intermédio do protocolo SAMBA.

Note-se que a gravação de sequências vídeo só pode ser feita de forma automatizada para um destes meios de armazenamento, sendo que para FTP ou SMTP apenas podem ser enviadas imagens fixas.

Surge aqui a oportunidade para a explicação da frase anterior, segundo a qual esta câmara não requer Internet para continuar a fazer registos. É que efectivamente, na falta de serviço Internet, apesar de impossibilitada de enviar e-mails ou imagens para FTP, a TV-IP422w pode continuar a gravar imagens ou vídeo para um disco/pen USB ou um disco/pen de rede.
(Ed. Assumindo que um eventual "ladrão" não leve a PEN USB que está lá ligada! ;)

Uma nota sobre o SMTP: Dado que o protocolo SSL não é suportado, não poderão ser usados servidores de e-mail que utilizem essa autenticação.

Em caso de detecção de movimento quer no caso de uso de um FTP, quer do envio de mail por SMTP pode-se optar por uma única imagem capturada na altura do evento ou de duas imagens, sendo a primeira obtida num período de tempo anterior ao evento que pode ir de -3 a 0 segundos, e a segunda num período posterior ao evento entre 0 e 3 segundos. Pessoalmente optei por esta segunda opção obtendo uma imagem na altura do evento e outra 2 segundos depois.

Dado o meu router (Asus WL500g) possuir suporte samba e ter um disco USB lá ligado, sempre que se detecta movimento estou a gravar clips de 50 MB numa partição de 20 GB, o que me está a permitir uma gravação de várias horas para futura visualização, caso seja necessário. Felizmente a câmara permite ir apagando os registos mais antigos quando a partição se encontra cheia.


Entremos agora na parte mais interessante do firmware da TV-IP422w, a configuração da detecção de movimento presente na secção “Motion Detect”.


A TV-IP422 apresenta a possibilidade de se definirem duas áreas configuráveis com sensibilidades diferentes. Este tipo de configuração é efectivamente um dos pontos fortes desta câmara, pois afinal a detecção de movimentos, com o mínimo de falsos positivos, e o aviso e registo a tempo inteiro e independentes de serviços de terceiros, são os pontos mais importantes deste tipo de produtos, e como tal a TV-IP422 mostra‑se como um produto de excelente qualidade.

O gestor de perfis permite criar vários perfis com horários para detecção de movimento para cada um dos dias da semana. Podemos por exemplo ter um perfil para as férias, outro para os dias normais abrangendo apenas o horário de trabalho, um outro para quando temos familiares hospedados, etc.

Quando um “Motion Detect Trigger” é detectado, temos várias opções: desde ligar um alarme, gravar imagens na Pen USB, na rede, enviá-las por FTP ou Email, etc.

Para finalizar, a opção “Information” dá um resumo geral das opções seleccionadas, assim como um log da câmara para consulta de acessos.
Para terminar, e apesar de não o pretender analisar neste artigo, deixo-vos com uma imagem do software profissional Secure View fornecido com a câmara e uma imagem da recepção por intermédio de RTSP num N95 usando o Real Player.


Relembro que este artigo foi drasticamente resumido aos seus pontos essenciais, e quem quiser ler uma análise detalhada passo-a-passo de todas as capacidades e opções desta câmara, o poderá fazer no artigo original do Mário.

11 comentários:

  1. Como será comparada com a Foscam?

    270 euros(trendnet) para 80 euros(foscam) é uma grande diferença!

    ResponderEliminar
  2. Isso é uma curiosidade que tambem tenho. Mas há várias diferenças que penso existirem, se bem que a informação na net sobre a foscam é algo dispersa e desconheço se houve alterações.
    Recordo que isto é baseado apenas no que li, e como referi desconheço se está alterado.
    1º - Ausência de modo de auto patrulha e de memórias de visualização.
    2º - Apenas um modo de saída video (Mjpeg)
    3º - A Resolução VGA apenas fornece 15 fps.
    4º - Aparentemente a detecção de movimento não é nem de perto, nem de longe tão configurável.
    5º - A foscam depende da internet para funcionar. Não suporta pens USB nem discos de rede. (E Carlos, a tua preocupação em o ladrão levar a pen é infundada, pois mais facilmente ele vela a câmara toda ;) )
    6º - A foscam não é PTZ. O Z (zoom) não existe.
    7º - A Foscam não usa IR lens como a TV-IP 422, mas sim lentes normais em vidro.
    8- Eis os protocolos que a trendnet suporta que não são referidos pela Foscam: ICMP, NTP, DNS, Samba, RTP, RTSP, RTCP
    9º - Dado ambas serem câmaras IP é suposto serem independentes (se não for o caso as webcams são mais baratas -15€ com 1.3 Mpixels e lampadas IR-, e depois usas o software que quiseres no PC). Ora ao serem independentes a qualidade do seu firmware, especialmente nas capacidades de detecção, registo e alarme tem de ser apuradas. O facto de a foscam ser dependente da internet para fazer registos é uma limitação grande, mas que se pode viver sem. É uma câmara excelente para video vigilância activa (com observador), mas dependente para o resto. Agora falta saber como é que se porta na detecção de movimentos, se acusa falsos positivos, se a sensibilidade é regulável, etc.
    Há câmaras mais caras que são bem piores, por incrível que isso possa parecer. E só não digo que essa regra se pode também aplicar à Foscam porque não encontro nenhum site de video-vigilância a falar dela.
    Mas o Carlos irá fazer um artigo sobre a Foscam e já combinei com ele um dia fazermos uma comparação directa, se necessário juntando as câmaras.

    Creio que uma visita a este site poderá ser interessante:
    http://www.testfreaks.com/network-cameras/
    Apenas uma chamada de atenção. As notas ali atribuidas terão de ser sempre vistas apenas comparando produtos da mesma gama. Por exemplo o 10 perfeito da Panasonic BB-HCM531A não deverá ser comparado sem uma análise cuidada com o 5.6 da D-Link DCS-5300G. Uma é uma câmara fixa, a outra uma PTZ.

    ResponderEliminar
  3. A questão do custo é realmente um ponto importante.
    Afinal... se a Foscam "cumprir" com o que se pretende, oferece uma relação qualidade/preço imbatível.
    (Isto não significa que a Trendnet deixe de ser melhor, mas... estamos a falar de custos mais de 3 vezes superiores.)

    O Zoom, também na trendnet me parece ser feito apenas de forma digital: logo... é algo que pode ser feito também na Foscam. (Mas claro que não terá a qualidade de uma lente zoom óptica.)

    Quanto às lentes IR, é apenas marketing da Trendnet.

    Lentes são lentes, e não há lentes "especiais" para IR, nem tratamentos para isso.
    O que há é exactamente o oposto: filtros para cortar os IR.
    Os sensores CMOS são sensíveis aos IR, e por isso a maioria das câmaras tem um filtro IR para cortar essa parte do espectro (para que as cores não sujam "estranhas" ou alteradas.)
    Ora, como aqui o interesse é aproveitar essa funcionalidade ao máximo, o que eles fazem é *não usar* esses filtros - e daí a explicação porque muitos utilizadores se queixam de verem cores esquisitas com estas câmaras.

    Quanto à funcionalidade apenas via rede/internet... isso não é uma limitação é uma característica. :)
    Por alguma coisa é uma câmara IP (senão bastaria uma webcam.)
    O armazenamento local pode ser interessante para alguns casos, mas não será o que o utilizador tipo pretende. Como tudo dizes, um ladrão poderá levar a câmara inteira (ou a pen USB) sem grande problema. O essencial é que tenhas um aviso em tempo útil e/ou que as imagens possam estar seguras num servidor remoto, email, etc.

    ResponderEliminar
  4. Claro Carlos... Concordo com o que dizes. Se a Foscam cumprir... O que acredito vir a acontecer.

    Mas claro há Volvos e há Dácias (para não falar em BMW's ou Mercedes). Ambos tem motor e te levam ao mesmo sitio! A Trendnet está à venda na maioria dos sites de video-vigilância profissionais, e a Foscam está maioritariamente nos sites de venda de produtos chineses. Não ponho em causa que funcione e bem, mas há que ver a realidade das coisas.
    A TV-IP422 não é cara, pelo contrário está na mesma gama de preços de outros produtos semelhantes, revelando-se a escolha acertada para esta gama. A Foscam é que, por ser dos chineses é mais barata, mas infelizmente não a consigo ver comparada com nada pois os sites que fazem estas análises ou desconhecem ou ignoram a Foscam.
    Mas há produtos dos chineses bem bons!
    E que a Foscam para o pretendido poderá bastar, isso não discuto.
    Agora a realidade é que procurar no google por "Foscam FI8909w review" dá quatro resultados e três deles são sites teus ou que te citam. :)
    Outras variantes de procura e sem o termo "review", retornam mais resultados, mas a maioria são sites chineses.

    Já "Trendnet TV-IP422w review" dá 247 resultados, e retirar o termo "review" aumenta esse valor para a ordem dos milhares.

    Isto quer dizer muita coisa quanto à aceitação e divulgação dessa câmara. Mas mesmo assim não duvido que possa ser uma excelente aposta. Como já referi será um bom Dácia que anda e faz o que queremos. Mas não será com toda a certeza um Volvo (mas se for serei o primeiro a reconhecer).

    No tocante ao Zoom, porque não ser feito na Foscam? Claro que poderia! A questão é que: NÃO FAZ! E como eu referi estava a indicar as diferenças e não a criticar ou a deitar defeitos.

    Quanto às lentes serem lentes... Sim, lentes são lentes. Mas as lentes da Trendnet são anunciadas como sendo Infrared Lens devido a uma "Ir coating", e isto não é marketing nenhum, estas lentes com tratamento existem (http://www.wavelength-tech.com/InfraredCameraLens.htm). A Foscam refere especificamente apenas "Glass lens".
    É que ao contrário da Foscam, a TV-IP422w tem um sensor de luminosidade e como tal os IR só são activados quando não há luz. Talvez por isso mesmo a Foscam não precise de nada, dado que a lente está já remediada de modo a funcionar sempre com os IR activos.

    A funcionalidade via rede/internet que referi é muito importante. Tu tens uma câmara de video-vigilância, mas como temporariamente estás sem internet roubaram-te e tu não soubeste e nem tens registos nenhuns.
    A Trendnet sem internet tambem não dá aviso pois o envio de e-mails e de imagens para FTP necessitam do serviço, mas pode registar tudo na mesma num disco de rede ou na pen.
    Podes dizer que o ladrão leva a pen. Pá, até pode levar a câmara, mas ainda assim tens o disco de rede que pode estar bem escondidinho e invisível atrás ou em cima de um movel e bem longe de olhares indiscretos. E já agora, dado que o meu vizinho também pretende comprar uma câmara após ter visto a minha, porque não meter o meu disco em casa dele e o dele na minha?

    Vais-me dizer: "Ah e tal, mas isso não serve para nada, as imagens não servem de prova". Bem, não acredito que o digas dado que reconheces e dizes que é importante as imagens estarem seguras num servidor remoto. Ora na impossibilidade de lhe poderes aceder por falta de net o disco de rede é o único servidor remoto disponível, e nele podes ter imagem e video.
    Mas se argumentasses que as imagens não eram importantes, também te teria de dizer para esqueceres a câmara e comprares um cão. Ao menos esse morde! ;)

    Ah sim, a Trendnet não só permite 3 formatos de output diferentes, como é capaz de codificar para os três em tempo real e em simultâneo, e a garantia é de 3 anos. A Foscam, oficialmente, só dá 1 ano de garantia, sendo que se tens mais alguém se atravessou, o que só é bom para ti.

    ResponderEliminar
  5. Ola
    alguem conhece uma camara IP que possa acessar a internet por PEN (internet movel)??? Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o mais fácil será usares um pequeno router com USB que suporte essa funcionalidade.

      Eliminar
    2. isso permite tornar a camara IP movel, por exemplo, para acompanhar e transmitir uma prova de ciclismo?? Estou a criar um projecto de televisão online, tenho tudo preparado, todas as ferramentas, só ainda não resolvi este pormenor de tornar a camara movel. A solução é liga-la ao computador, introduzir a pen de acesso à internet na porta USB. Com computador e camara ja posso fazer streaming, mas dá muito trabalho, tenho que carregar todo o equipamento para todo o lado. Imaginemos uma etapa da volta a Portugal: vemos as camaras de filmar a acompanhar os ciclistas, essas camaras enviam o sinal em tempo real para os estudios e nós telespectadores vemos a prova na nossa TV. É qualquer coisa semelhante a isto que procuro. Se houvesse uma camara IP com acesso a internet por pen, tinha o problema resolvido. Desde já agradeço toda a ajuda. Obrigado.

      Eliminar
    3. Se vais usar um computador, então qualquer câmara serve (webcam, por exemplo).

      Eliminar
  6. Bem... não é bem assim. Primeiro não é qualquer camara, as mais recentes não têm função webcam, no entanto já resolvi essa questão graças a uma placa de captura de video. Webcam não é recomendavel para fazer televisão. Para transmitir um jogo de futebol, por exemplo, a webcam deixa muito a desejar, nem sequer alcança as balizas. Mas isso é outra história. Obviamente que tenho que usar um computador, mas não quero andar com o material para a frente e para trás. Quero usar o computador em casa, no meu estudio e quero que a camara e o cameraman estejam no exterior a cobrir diversos eventos. Ou seja, quero que a camara seja movel e tenha permanentemente acesso à internet. Sabe se existe alguma camara IP que acesse internet graças a um cartão SIM??? Sei que alguns tablets ja ussam esse sistema. Com varias camaras destas posso fazer um trabalho de qualidade, transmitir eventos de locais diferentes e em tempo real.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que eu saiba não. Para cobertura de eventos desse género tens por norma câmaras profissionais (ou semi-pro) ligadas a transmissores de vídeo (analógico ou digital) que são recebidos na régie central.

      As câmaras IP não são concebidas para esse tipo de uso, já que por norma necessitarão de alimentação "de tomada" (ou no mínimo de PoE).

      A opção mais simples será muito provavelmente utilizar um smartphone com boa qualidade de imagem e que faça o envio do stream via ligação 4G (ou WiFi, se houver cobertura suficiente para tal).

      Eliminar
  7. Ora aqui está uma excelente ideia. Vou pesquisar sobre quais serão os melhores equipamentos. Obrigado.
    Deixo aqui o URL do canal de Tv caso queira dar uma olhadela. Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails