terça-feira, 24 de novembro de 2009

Lâmpadas CFL menos Duradouras?


Numa altura em que anda todo o mundo a incentivar a substituição das lâmpadas incandescentes tradicionais por lâmpadas CFL mais económicas e amigas do ambiente, eis que surgem más notícias para os seus defensores: as lâmpadas CFL vão perdendo luminosidade ao longo do tempo.

 Embora numa CFL de qualidade essa redução possa ser de 20% (ou menos) ao longo das milhares de uso - e portanto imperceptível - nas lâmpadas CFL de construção menos cuidada, essa redução pode atingir uns expressivos 40% em poucos anos.

Ou seja, uma lâmpada de "100W", pode tornar-se numa lâmpada de apenas "60W" ao fim de um par de anos... causando ainda maior desconfiança nos consumidores.

Pessoalmente, não tenho tido boas experiências com as lâmpadas CFL "low-cost"; quer pela qualidade da luz, quer pelo tempo que demoram a "aquecer", quer pela sua durabilidade (algumas nem 3 meses aguentaram), pelo que tenho optado por comprar lâmpadas CFL "de marca", e até agora tenho estado satisfeito com o seu desempenho... Vamos lá ver que tal se portam nos próximos anos.

7 comentários:

  1. Aqui em casa tem-se usado lâmpadas CFL baratas na casa de banho. Resultado: fundem rapidamente de tanto acender e apagar. No entanto aqui no quarto tenho uma de marca desconhecida que já dura há mais de 2 anos, pois só é sujeita a 1 ciclo de arranque. O plástico até já está amarelado, e sim, acho q já perdeu luminosidade, mas continua a funcionar.

    Para a casa de banho estou a ver que vamos ter de investir numas CFL de boa marca.

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu até aumentei um pouco mais os tempos dos sensores de movimento, pra evitar "pisca-piscas" nas zonas de passagem e reduzir os ciclos de liga-desliga.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu tb comecei a torcer o nariz a marcas desconhecidas. Até agora, dessas, só gostei mesmo de umas do feita nova marca joinco, até agora 5 estrelas,

    ResponderEliminar
  4. Para quem use este tipo de lâmpadas já à algum tempo, esta notícia não trás grande novidade.

    Só caí na esparrela de comprar CFl "low cost" uma vez que, 3 lâmpadas era mais baratas que uma de marca.
    Substituí uma lâmpada de filamento, por ter fundido, que acompanhava uma CFL de marca no candeerio da casa de banho(colocada ao mesmo tempo da de filamento).
    Ao colocar a low cost a diferença era notória, embora a CFL lá colocada tivesse mais de um ano de uso e a "low cost" tivesse mais potência, esta última emitia menos luz, depois de aquecerem essa diferença era ainda mais notória.

    Conclusão, a low cost fundiu, aliás, não quero estar e induzir ninguém em erro mas tenho ideia que as 3 "low cost" duraram menos que a de filamento.

    Por mim, foi a primeira e a última experiência "low cost" em lâmpadas.

    ResponderEliminar
  5. @José

    Exactamente... Eu também comprei um pack de 3 "baratuchas", e duraram tanto com umas velas. :)

    E para mim, é essencial que dêem logo um nível "aceitável" de luz mal se liguem... E não sejam daquelas que só o fim de 1 ou 2 minutos começam a dar luz a sério.

    ResponderEliminar
  6. Eu não sei do que é que voces estão a falar :) mas tenho lampadas baratas que duram há muitos anos, e outras também baratas que realmente duram pouco tempo, um destes dias comprei três Lâmpadas Philips MASTERClassic, acho que foi esta, e uma delas pifou ao fim de uma semana. O que valeu é que os tipos da philips, a holandesa claro, mandaram uma nova. Acho que é uma questão de sorte ou azar

    ResponderEliminar
  7. Sim, já não falando desses casos que ainda baralham mais as estatísticas... :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails