sábado, 28 de novembro de 2009

Celulas Solares 3D


Mais uma excelente notícias no campo das células solares. Investigadores do Georgia Institute of Technology desenvolveram uma célula solar 3D que promete poder revolucionar o mercado. A célula

Uma vez que estas células utilizam fibra óptica, podem ser colocadas em qualquer local - sendo apenas necessário que a extremidade da fibra fique "iluminada". Isto permitirá novas instalações onde a utilização dos tradicionais painéis não possa ser feita.

De momento estas células solares têm uma eficiência de apenas 3.3% (que mesmo assim já é 6x superior a outras células, para a mesma área) mas os cientistas esperam atingir os 8% em breve.

2 comentários:

  1. Células solares baratas e baterias super capacitadas nós esperamos esperamos esperamos e nada :(

    ResponderEliminar
  2. @Nuno

    Não quero andar com "teorias da conspiração", mas não me custa acreditar que haja biliões de dólares por trás, a "atrasar" ao máximo que este tipo de coisas seja comercializado em grande escala.
    (E as poucas que vão aparecendo, rapidamente ficam com anos e anos de entregas reservadas - como aquela empresa apoiada pelo Google, cujos primeiros anos de produção foram logo comprados para uma central solar.)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails