segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Lâmpadas ESL Vu1

Parece que a batalha da iluminação irá ter em breve mais um combatente. Como se não bastassem as renovadas lâmpadas incandescentes, as sempre presentes CCFL e as mais recentes lâmpadas LED - teremos em breve as lâmpadas ESL "ao barulho."

ESL significa electron stimulated luminescence, e a empresa por traz desta tecnologia diz que estas lâmpadas produzem uma luz mais natural que as CFL e os LEDs, acendem instantâneamente, são tão eficientes como as CFL, e não usam materiais perigosos (como o mercúrio das CFL.)

Vejam o "documentário publicitário" que se segue... e vamos lá ver se esta lâmpada milagrosa realmente é tão maravilhosa como nos querem fazer crer.

2 comentários:

  1. Já agora, segundo este site:
    http://thewere42.wordpress.com/2009/09/16/are-esl-bulbs-better-than-cfl-or-led/

    "The EPA recommends evacuating the room if a CFL bulb breaks.
    ESL bulbs will be trash-bin disposable, according to Vu1."

    Evacuar o quarto não será um pouco exagerado?

    ResponderEliminar
  2. Já se sabe que o mercúrio não faz bem à saúde... e isso são medidas de precaução um bocado exageradas para evitar "chatices". Não esquecer que já temos lâmpadas fluorescentes (as "tradicionais") em casa há décadas... e as CFL não são mais nem menos perigosas que essas.

    Agora... se alguém se puser a partir lâmpadas dessas para depois ir respirar o pó que causarem... Já não digo nada!
    Mas pela mesma ordem de ideias, também precisaríamos de avisos do tipo: "No caso de partir uma lâmpada ESL, não ingerir os bocados de vidro ou plástico resultantes."
    :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails